O líder da oposição na Câmara de João Pessoa, vereador Aníbal Marcolino (PDT), acusou, neste domingo, o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) de trair os agentes comunitários de saúde que trabalharam na sua campanha, pediram voto nas ruas e chegaram até a doar parte de seus salários para a eleição dele, em 2004.
"E agora o prefeito, com essa Medida Provisória, está querendo demitir os agentes, contratados em 2001 e 2003, e até diminuir, através de concurso público, a quantidade de agentes de vigilância ambiental de 228 para 100 profissionais. Isso é um absurdo e vai prejudicar o trabalho de combate de endemias nas comunidades da Capital", alertou Aníbal.
Segundo o vereador, é muita falta de humanidade e de respeito do prefeito com esses profissionais que passam o dia nas ruas e nos bairros orientando os moradores e fazendo um trabalho de prevenção de doenças, como a dengue.
Ele disse que Ricardo pode efetivar os agentes, pois está respaldado pela Lei Federal e pelo parecer do Ministério Público do Trabalho no Estado que já determinou que o prefeito regulamentasse essa profissão na Capital. "Então, não existe nenhum problema. É só o prefeito ter sensibilidade, nesse caso, e, acima de tudo, vontade política", acrescentou o parlamentar.
Aníbal confirmou que estará na audiência desta segunda-feira, às 9h, no Fórum Cível, como líder da bancada de oposição, que vai discutir a situação desses profissionais.
Assessoria