Política

Alckmin nega compromisso fechado com o PFL

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quarta-feira que não foi fechado um compromisso para aliança com o PFL

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quarta-feira que não foi fechado um compromisso para aliança com o PFL nas eleições de outubro. Ele aceitou ontem a indicação do PSDB para sair candidato à Presidência da República, batendo o prefeito José Serra, que disputava a mesma indicação.

“Não, não tem nenhum compromisso. O PFL tem um compromisso com o prefeito do Rio de Janeiro, o Cesar Maia. Nós respeitamos os outros partidos. Agora, se depender de nós, nós vamos juntos. Aliás, eu sempre defendi essa aliança. Em 2002, eu fiz aliança com o PFL em São Paulo, com o Cláudio Lembo. Agora, começa o processo de conversa e entendimento”, disse o governador, que abriu um congresso empresarial na manhã de hoje.

Questionado sobre uma possível aliança com o PMDB, ele lembrou que a legenda tem uma pré-convenção marcada para o próximo dia 19, para a eleição de um dos dois pré-candidatos (o ex-governador do Rio Anthony Garotinho e o governador licenciado do Rio Grande do Sul Germano Rigotto). Essa pré-convenção, no entanto, é objeto de oposição por parte de alguns peemedebistas, que defendem uma aliança com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de outubro.

“Agora, é claro que nós temos uma estima muito grande pelo PMDB. Nós somos meio que primos. Nós, tucanos, somos todos originários do velho MDB [Movimento Democrático Brasileiro]. Estivemos unidos na luta contra a ditadura”, disse.

Sobre a sucessão estadual, Alckmin negou que tivesse conversado com o prefeito Serra sobre sua possível candidatura, como foi levantado na última semana, mas admitiu que ele um “ótimo candidato”. “Nós temos vários pré-candidatos, o que é muito bom, isso não é problema. Sempre que você puder ter entendimento, ótimo. Se precisar ter disputa, vai ter”, disse ele.

“Nunca tivemos um relacionamento tão bom. Quem apostar na divisão do PSDB vai errar. Até porque o prefeito José Serra tem espírito público, espírito partidário. Evidentemente que vamos estar juntos trabalhando pelo país”, reiterou o governador ao falar de Serra.

Alckmin disse que vai começar a trabalhar por sua candidatura a partir de abril, após passar o cargo para o vice-governador Cláudio Lembo. “Eu não pretendo fazer campanha como coruja, a piar mau agouro, mas fazer campanha voltada para o futuro. Para apresentar um grande projeto para o país.”


Fonte: Folha Online

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

PSDB e Cidadania oficializam candidatura de Datena à prefeitura de São Paulo em 2024 em convenção com tumulto

2

Política

PSOL retira candidatura própria e decide apoiar Cartaxo em João Pessoa

3

Política

Paraíba tem mais quatro chapas registradas na disputa a prefeituras nas Eleições 2024

4

Política

Eleições: 16 cidades da Paraíba vão ter pesquisas para prefeito divulgadas; veja onde e datas

5

Política

Governo Lula anuncia R$ 41 bilhões para obras de mobilidade e prevenção a desastres naturais