Política

Alckmin deixa governo de SP com 66% de aprovação, diz Datafolha

O pré-candidato à Presidência Geraldo Alckmin (PSDB) deixou o governo de São Paulo com a aprovação de 66% dos eleitores do Estado, de acordo com a pesquisa Data

O pré-candidato à Presidência Geraldo Alckmin (PSDB) deixou o governo de São Paulo com a aprovação de 66% dos eleitores do Estado, de acordo com a pesquisa Datafolha realizada nos dias 6 e 7 de abril.

O índice é inferior ao do mês anterior, quando tinha 69% de ótimo ou bom. Hoje, Alckimin foi avaliado como regular por 25% e ruim ou péssimo por 6%. Sua nota média caiu de 7,3 para 7,1.

O ex-governador começou o mandato com 59% de aprovação. Depois subiu para 65% e, um ano depois, caiu para 60%. A segurança pública era considerada a pior área da administração estadual, segundo a Datafolha.

As denúncias de irregularidades na publicidade da Nossa Caixa em sua gestão provocaram recuo de três pontos no índice de aprovação (de 69% para 66%). A aprovação ao governo Alckmin é maior no interior (70%) do que na região metropolitana (61%).

De acordo com a Datafolha, Alckmin se sai melhor entre eleitores que não fazem parte da População Economicamente Ativa (68%), como aposentados, rentistas e donas-de-casa. Entre os eleitores do PT ele obtém 53% de aprovação, contra 9% de reprovação.

91% desconhecem o nome do governador

Nove em cada dez eleitores do Estado de São Paulo não sabem o nome do novo governador, Claudio Lembo (PFL), 71, que tomou posse em 31 de março. Segundo a pesquisa, 81% admitem não saber quem é o governador, 7% dão respostas variadas e 3% insistem que o cargo ainda é ocupado por Geraldo Alckmin (PSDB), que já renunciou. Apenas 9% sabem a resposta correta.

Segundo a Datafolha, o conhecimento sobre o governador é maior na capital (14%, contra 8% do interior) e entre os homens (13%, contra 6% entre as mulheres). Entre os eleitores mais escolarizados, as respostas corretas alcançam 29%. Mesmo assim, 71% dos eleitores com nível superior desconhecem o novo governador.

Último Segundo

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Prefeitura de Mataraca gasta R$ 280 mil com shows de Márcia Fellipe e Ramon Schnayder

2

Política

Prefeitura de Alhandra gasta R$ 550 mil com Marcynho Sensação, Desejo de Menina e outras atrações para Festa de São Sebastião

3

Política

Ex-vereador de João Pessoa, Dr Luís Flávio é internado após sofrer AVC e bater carro

4

Política

Lucas Ribeiro garante que está pronto para dar continuidade ao projeto do governador João Azevêdo na Paraíba

5

Política

João Azevêdo declara que gestão dialoga com todos os prefeitos: “O estado só melhora a partir de todos os municípios”