Os presos da cadeia pública de Jundiaí (60 km a noroeste de São Paulo) libertaram na manhã desta quinta-feira as três pessoas que eram mantidas reféns e encerraram a rebelião que já durava mais de 20 horas. Durante o motim, sete presos morreram asfixiados pela fumaça de colchões queimados.
A rebelião havia começado por volta das 14h30 de ontem, após uma tentativa de fuga. Os presos renderam os funcionários, queimaram objetos destruíram parte da unidade.
Na manhã desta quinta, a tropa de choque foi acionada e aguardou as negociações do lado externo da unidade.
Eles reivindicam transferências por causa da superlotação. Com capacidade para 120 presos, a unidade abriga cerca de 470. A Secretaria da Segurança Pública ainda não confirmou a exigência dos rebelados foi atendida.
Reféns e mortos
No total, cinco pessoas foram mantidas reféns pelos rebelados. Uma delas foi liberada pouco depois do início do motim e levada a um hospital –estava emocionalmente abalada, de acordo com a Polícia Civil de Jundiaí. Na madrugada desta quinta, outro refém foi libertado.
Porém, uma investigadora e dois carcereiros permaneceram em poder dos rebelados até o final das negociações. Eles passam bem, de acordo com a Secretaria da Segurança.
A causa das mortes dos sete presos serão confirmadas após exames. Os nomes das vítimas ainda não foram divulgados.
Rebeliões
Esta é a sexta rebelião da semana no Estado –é a primeira deste ano na cadeia da cidade.
As outros motins ocorreram na penitenciária de Iperó e nos CDPs (Centros de Detenção Provisória) de Franco da Rocha, Mogi das Cruzes, Caiuá e Mauá.
Na manhã desta quinta, os presos do CDP de Mauá voltaram a promover um motim na unidade. Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária, eles reivindicam transferências.
Folha Online Com Agência Folha, em Campinas
Presos encerram rebelião após mais de 20 horas em SP; sete morreram
Os presos da cadeia pública de Jundiaí libertaram na manhã desta quinta-feira as três pessoas que eram mantidas reféns e encerraram a rebelião que já durava mai
Notícias Policiais
Notícias Policiais
Notícias Policiais
Notícias Policiais
Notícias Policiais