As polícias Civil e Militar da Paraíba receberam na manhã dessa quarta-feira um pacote de armamentos não letais, que serão utilizados pelos grupos táticos. A entrega das armas aconteceu no Centro de Ensino da Polícia Militar, em uma solenidade presidida pelo secretário de Segurança e Defesa Social, Harrison Targino, com a presença do comandante Geral da PM, José Gomes de Lima Irmão.
Entre os armamentos que foram comprados pelo Governo do Estado estão alguns equipamentos considerados de última geração. É o caso do lançador FN 303, fabricado por uma empresa Belga e recém chegado ao Brasil. Trata-se de um lançador de munições não letais, calibre 68, movido a ar comprimido. Essa arma utiliza quatro tipos de munição. Duas delas são carregadas com tinta, usadas para identificar infratores ou objetos. A terceira tem efeito de impacto e a outra leva uma carga de gás de pimenta.
Outro equipamento adquirido foram os kits táticos, que têm como principal componente um lançador de granadas, calibre 37 e 38. O kit também contém uma máscara de gás para proteção avançada e diversos tipos de munição. Entre as munições estão cartuchos com carga lacrimogênea de médio e de longo alcance, além de cartucho de três tipos com balas de borracha de variados tamanhos.
Também foram adquiridos 55 conjuntos de fardas protetoras, com máscaras contra gases e dispositivos de proteção para todas as articulações do corpo. O lote ainda contém 15 espargidores de agente de pimenta OC, duas mil munições não letal calibre 068, 20 espargidores de pimenta OC Max, ampolas de gás lacrimogêneo, 1150 munições não letais de diversos tipos e calibres, além de granada lacrimogênea, granada de efeito moral, granada de luz e som, granadas com carga lacrimogênea e outra com carga de balas de borracha.
De acordo com o consultor da empresa Condor, distribuidora dos armamentos, esse tipo de equipamento é destinado ao uso em ações policiais em distúrbios urbanos ou em presídios. Marden Santos disse que o uso dessas armas é uma tendência entre as polícias de todo o mundo, uma vez que alcançam o efeito desejado sem provocar ferimentos letais.
Segundo o secretário Harrison Targino, os equipamentos foram frutos de um investimento da ordem de R$ 520 mil, oriundos da parceria entre o Governo Estadual e a Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Ele afirmou ainda que uma nova remessa de armamentos não letais deverá chegar até o próximo ano. “Estamos dando continuidade aos investimentos do Governo no aparelhamento das polícias, dotando as forças de Segurança como que há de mais moderno em termos de equipamentos”, comentou.
Após falar aos policiais que estiveram na solenidade para receber as armas, o secretário fez uma entrega simbólica dos lançadores ao comandante da PM, Lima Irmão e ao secretário executivo da Segurança, Airton Ferraz, que representou a Polícia Civil. Na ocasião, Lima Irmão afirmou que a aquisição das armas representa um grande reforço na ação da PM no estado. “Esse investimento se reverterá em melhores resultados no combate à violência”, concluiu.
Policiais treinam com as novas armas
Após a solenidade de entrega das armas, um grupo formado por 22 policiais militares e 15 civis seguiram para um curso, no qual serão treinados para o uso das novas armas. O curso tem duração de dois dias, sendo encerrado nessa quinta-feira, com um treinamento prático com as armas. Após o treinamento os policiais farão uma avaliação, cuja aprovação os credenciará para receber o certificado, que é expedido pelo Exército Brasileiro.
Segundo Marden Santos, consultor da Condor, esse é primeiro curso para polícias estaduais do Brasil, promovidos pelo fabricante, com o objetivo de preparar homens para o uso de armas não letais. No primeiro dia, as aulas serão apenas teóricas. O treinamento prático acontece na quinta-feira.
Redação com Assessoria