A Polícia Federal deflagrou a quinta fase da Operação Xeque-Mate, na manhã desta terça-feira (08), nas cidades de João Pessoa e Cabedelo, na Paraíba. Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados e nas empresas contratadas pela Prefeitura de Cabedelo, para fornecimento dos medicamentos.
Um dos locais dos mandados foi a residência do ex-deputado federal André Amaral, no Condomínio Mozart, no bairro do Miramar. O nome de André foi citado após o ex-prefeito da cidade de Cabedelo, Leto Viana, confessar o esquema de corrupção e denunciar a cobrança de propina pelo ex-deputado para liberação da emenda parlamentar na área da saúde.
Ainda segundo Leto, foram repassados R$ 100 mil para o pai do então deputado federal.
Na operação foram encontradas bolsas de dinheiro em um dos locais do cumprimento dos mandados, porém não foi informado o local exato.
Os investigados poderão responder pelos crimes de formação de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e fraude licitatória, previstos, cujas penas, somadas, poderão chegar a mais de 30 anos de reclusão.
Será concedida entrevista coletiva às 10:00 horas, na sede da Polícia Federal, localizada no Bairro de Intermares, Cabedelo/PB.