O secretário estadual de Administração Penitenciária, Pedro Adelson, disse em entrevista coletiva em Campina Grande, no final da manhã desta quarta-feira (18), que vai aguardar a inauguração do novo presídio de Campina Grande, previsto para ser concluído este ano, para deixar o presídio do Monte Santo com apenas presos do regime semi-aberto.
Hoje de manhã, presos do regime fechado se misturaram com os albergados, que saem de manhã para trabalhar e voltam à noite para dormir na unidade, e conseguiram fugir. Pedro Adelson informou que as providências imediatas são a recaptura dos fugitivos, e dois já foram recapturados. “Aqui tem acontecido de presos terem fugados, mas dentro de pouco tempo a polícia recupera e é isso que estamos fazendo desde muito cedo a Secretaria de Segurança está mobilizada, inclusive comunicando o fato às demais secretarias dos Estados vizinhos para que a gente tenha condições de recapturar o mais breve possível”.
Pedro Adelson informou que, “nós tivemos uma rebelião há alguns meses e fizemos um pedido de recursos que já foram liberados para fazer a recuperação do presídio. Não podíamos fazer os trabalhos de imediato com os presos dentro do presídio, já tivemos outras experiências, quando sentamos uma grade e à noite eles colocam abaixo. Estamos aguardando a inauguração do novo presídio de Campina Grande, daí vamos abrir espaço e vamos transformar o ‘Monte Santo’ numa Casa de Albergados. Com isso não vamos transformá-lo num presídio de segurança máxima, vai ser uma recuperação para o sistema aberto”.
O secretário acrescentou que, “se o preso quiser fugir ele o fará durante o dia que está na rua e não à noite, este é o regime semi-aberto. No regime aberto o preso passa os finais de semana no presídio. A inauguração do presídio novo deverá acontecer em 20 dias, a partir daí vamos começar a reforma do ‘Monte Santo’ que passará a ser a Casa de Albergados”.
FUGITIVOS – Carlito Claudiano Leonardo, Jean Diniz Santos, Carlos Felipe de Melo Sousa, Elias Castro de Lima Júnior, Everton Costa de Santana, Jackson Jussier Rocha Rodrigues, Fagner Sousa da Silva, José Carlos Nascimento, José Emerson Pereira dos Santos, Wellington Marcolino da Silva (recapturado), Daniel Alisson Marinho de Macena, Marcos Antonio Calheiros de Melo, Wolemberg Barbosa Apolônio, Carlos Alberto da Silva, Leandro Freire Vilarim, Marcondes de Araújo Damaceno, Sérgio Ricardo Alves Agra e Anderson Aureliano Cavalcanti Nunes (recapturado).
Redação ClickPB
Monte Santo só abrigará presos do semi-aberto com novo presídio em CG
Secretário estadual de Administração Penitenciária, Pedro Adelson, disse em entrevista coletiva em Campina Grande, no final da manhã desta quarta-feira (18), qu
Notícias Policiais
Notícias Policiais
Notícias Policiais
Notícias Policiais
Notícias Policiais