Mais de 100 paraibanos são investigados por participação em uma fraude que movimentou quase R$ 200 mil contra o Nubank. A investigação do crime é feita pela Polícia Civil em Patos, que já prendeu 21 pessoas. Os criminosos são de Patos e de Campina Grande.
Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM, o delegado Roberto Carvalho contou como o crime acontecia. Segundo ele, o grupo criminoso aliciou pessoas conhecidas e parentes. Na ação, eles faziam Boletins de Ocorrência (BOs) online denunciando uma suposta retirada indevida de valores de contas bancárias.
Em seguida, já com os boletins, os criminosos acionavam o Nubank informando sobre a suposta fraude. Por fim, o banco, acreditando no cliente, realizava a restituição do dinheiro que teria sido retirado da conta da suposta vítima.
“Notamos uma movimentação estranha de diversos boletins online narrando o mesmo estilo de crime: a retirada de valor da conta de um cliente do Nubank. Investigamos e depois conseguimos comunicação com o banco, que nos passou outros elementos do caso. Realizamos a operação e conseguimos localizar e prender parte dos envolvidos”, contou o delegado, como acompanhado pelo ClickPB.
Ainda conforme o delegado, o prejuízo total do banco foi estimado em R$ 192 mil. Os criminosos têm entre 18 e 72 anos e são dos municípios de Patos e Campina Grande.