Notícias Policiais

Fazendeiro que incendiou assentamento é preso por investigadores da Gi

João Henrique Caminha de Souza, 62 anos, foi detido quando saída de sua fazenda.

Policiais da Gerência de Inteligência (Gintel) da Secretaria de Segurança e Defesa Social prenderam um fazendeiro da região de Pitimbu, em cumprimento a mandado de prisão expedido pela comarca de Sapé. João Henrique Caminha de Souza, 62 anos, foi detido quando saída de sua fazenda, que fica na zona rural da cidade de Pitimbu.

De acordo com as informações dos investigadores da Gintel, o fazendeiro estava respondendo em liberdade a um processo pelos crimes de lesão corporal e dano ao patrimônio público. Há algum tempo ele deixou de comparecer às audiências no Fórum de Sapé, o que levou o juiz Vladimir Alcibíades Falcão Cunha a decretar sua prisão. No início dessa tarde, o mandado chegou à Gintel, que iniciou as investigações na região de Rio Tinto.

Por volta das 15h30, a fazenda Engenho Palmeira, de propriedade de João Henrique, foi localizada pelos investigadores. Após alguns minutos de campanagem, o fazendeiro foi visto saindo da propriedade em seu veículo e foi abordado pelos policiais. Ele não reagiu à prisão e foi levado para a sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), onde foram feitos os procedimentos legais. Em seguida foi levado para a Central de Polícia, onde ficará à disposição da Justiça de Sapé.

De acordo com informações da Assessoria Jurídica do MST, o processo ao qual responde o agricultor foi originado de um incidente ocorrido na zona rural de Sapé, envolvendo um assentamento de agricultores. O fato aconteceu no ano de 1997, quando uma propriedade de João Henrique foi desapropriada, dando lugar ao assentamento. Supostamente revoltado com a decisão, o fazendeiro teria ordenando a queima das casas do acampamento, o que aconteceu no mesmo ano.

O incêndio deixou os agricultores sem casa e sem móveis. Além disso, durante a ação de supostos funcionários de João Henrique, que teriam ateado fogo nas casas, várias pessoas ficaram feridas, ao serem pisoteadas pelos cavalos utilizados pelos incendiários. Por esse motivo, o fazendeiro foi indiciado por lesão corporal e dano ao patrimônio público.

COMPARTILHE

Bombando em Notícias Policiais

1

Notícias Policiais

Justiça condena sete pessoas por esquema com uso do nome da Sudema para aplicar golpes em João Pessoa

2

Notícias Policiais

Corpo enrolado em tapete é achado em cova rasa no Varadouro, em João Pessoa

3

Notícias Policiais

Motociclista fica ferido após colisão com carro no viaduto de Tambauzinho, em João Pessoa, e trânsito fica lento

4

Notícias Policiais

Delegado Especial e toda equipe da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio atuam para elucidar roubo de equipamento da Cagepa

5

Notícias Policiais

Polícia Militar fecha o mês de outubro com 25 prisões por violência doméstica na Paraíba