Notícias Policiais

Estudante de Engenharia rouba som de carro na UFPB e direção estuda im

Estudante foi preso em flagrante após arrombar veículo no campus I

Segundo informações da Coordenação de Segurança da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na manhã de ontem (22), por volta das 10h40, um estudante foi preso em flagrante delito ao ser identificado pela equipe de segurança do Campus I, na Central de Aulas. Ele havia arrombado um automóvel que pertence a um funcionário da Central de Educação, para roubar um aparelho de som, um CD Player, e ao ser identificado evadiu-se do local, dando início à perseguição pelos seguranças.

Na tentativa de fuga, o estudante, que até então não havia sido identificado como aluno da Instituição, dirigiu-se até o portão principal da UFPB, que tem ao lado um Posto da Polícia Militar. Preso em flagrante, com o produto do roubo, e após as averiguações iniciais, ele foi identificado como aluno do segundo período do Curso de Engenharia de Alimentos da UFPB, e foi encaminhado até a 9ª Delegacia de Polícia, localizada em Mangabeira, para o registro da ocorrência.

Logo após este fato, um outro estudante procurou a segurança para registrar o furto de um outro aparelho de som em seu veículo, um Fiat Uno, no mesmo local e quase no mesmo horário desta ocorrência. O que levou os seguranças a levantarem a possibilidade do furto ter sido praticado pelo mesmo estudante e de que ele não estaria agindo sozinho, uma vez que com ele só foi encontrado um aparelho de som.

Segundo o coordenador da segurança da UFPB, Evanildo Barbosa, a Universidade conta hoje com um contingente de 150 homens, uma parte pertencente ao quadro de funcionários e outra terceirizada. Eles são responsáveis pela segurança de uma área de seis quilômetros, boa parte dela localizada em uma reserva de Mata Atlântica, o que contribui para o registro de algumas ocorrências de crime ambiental.

A proximidade com as comunidades São Rafael, Timbó e Pau, contribui para o registro de alguns crimes de agressão à natureza, como por exemplo a apreensão de bicho-preguiça e pássaros em extinção. Além dessas, as ocorrências mais freqüentes são de pequenos furtos a veículos, como o registrado ontem.

A equipe coordenada por Evanildo é responsável por controlar um fluxo diário de mais de 20 mil pessoas no local, cerca de 3.800 funcionários, 2.000 professores e mais de 21.000 alunos. Sem contar com as pessoas que se dirigem ao local para participarem dos cursos de extensão ou então para utilizarem-se dos serviços bancários.

Segundo a Prefeitura Universitária, através da Coordenação de Segurança do Campus I da UFPB, foi informado a reportagem do Clickpb, que já está sendo colocado em prática um projeto aprovado em janeiro de 2005, que prevê a ampliação do sistema de iluminação e a implantação de cabos de fibra ótica, que irão possibilitar a instalação de câmeras e de um monitoramento virtual, inclusive através da Internet.

Ainda este ano, graças à uma parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, serão realizadas outras ações, que prevêm a recuperação da estrutura física do Campus, recapeamento asfáltico, instalação de guaritas e de dois terminais de ônibus.


Lilla Ferreira
Clickpb

COMPARTILHE

Bombando em Notícias Policiais

1

Notícias Policiais

Felupe é preso após ser flagrado dirigindo sem habilitação, alcoolizado e com arma em carro

2

Notícias Policiais

Homem é morto com disparos de arma de fogo, em Mandacaru

3

Notícias Policiais

Dois morrem e seis ficam feridos em ataque a assentamento do MST

4

Notícias Policiais

Polícia apreende armas de fogos próximo a linha do trem em Mandacaru

5

Notícias Policiais

Jovem é morto com três tiros à queima-roupa no Padre Zé