Notícias Policiais

[ESPECIAL] Secretaria de Segurança investe nas Operações Especiais e c

Região do Curimataú, palco de uma operação especial ainda em andamento, passou mais de 20 dias sem registros de homicídios

O interior do estado tem sido o alvo predileto da ação de alguns bandidos, especializados em assalto a ônibus, cargas, tráfico de drogas e outros tipos de crimes. Em algumas regiões, a bandidagem opta por modalidades alternativas, como o roubo de motos, por exemplo. Por causa disso, a Secretaria de Segurança e Defesa Social tem investido em fortes operações policiais, que já renderam bons resultados.

Nos últimos dois meses, tropas especiais das polícias Civil e Militar têm sido enviadas para incursões nas diversas regiões do estado. O resultado disso é uma redução nos índices de criminalidade registrados pela polícia. Por exemplo, a região do Curimataú, palco de uma operação especial ainda em andamento, passou mais de 20 dias sem registros de homicídios.

Segundo o secretário de Segurança, Harrison Targino, as operações especiais têm o objetivo de auxiliar o poder das polícias locais, como forma de conter a ação de bandidos ou grupos armados. Ele acredita que essa estratégia tem funcionado. “Por onde temos passado com as operações especiais, o efeito tem sido sempre maior do que o esperado”, comentou. Harrison disse ainda que o resultado se torna mais objetivo graças à participação da Justiça e do Ministério Público nas ações.

A primeira dessas operações aconteceu ainda em 2005, quando um grupo de 50 homens fez uma “varredura” pela região do Cariri, durante todo o mês de agosto. A região que registrava um alto índice de assaltos passou a viver dias mais tranqüilos, uma vez que muitos bandidos foram presos durante a operação, tanto os que foram detidos em flagrante delito com os que eram procurados pela Justiça.

Desmanche de veículos e plantação de maconha no Curimataú

Esse ano, o cronograma de operações especiais da Secretaria de Segurança começou pela região do Curimataú, nos primeiros dias de fevereiro. Para lá foram enviados policiais do pelotão de Choque, comandados por um coronel PM, e agentes da polícia Civil, sob o comando de um delegado. A operação foi aberta pelo secretário Harrison Targino, junto com os comandantes Gerson Barbosa e Lima Irmão, das polícias Civil e Militar respectivamente.

No dia em que a Operação Curimataú foi iniciada, Harrison passou pelas cidades que registraram o maio número de ocorrências, fazendo os últimos acertos estratégicos com os comandantes da operação. E o planejamento não demorou a dar resultado. Em poucos dias de ação, os policiais descobriram um desmanche de motos, que funcionava em um sítio perto da cidade de Baraúnas. No local havia muitas peças de motos e o dono da propriedade foi preso.

Com essa ação, os policiais desarticularam grande parte do movimento dos bandidos na região, já que o roubo de moto é considerado o crime de maior incidência no Curimataú. As investigações e abordagens continuaram, até que os policiais chegaram a um grande desmanche de carros, que funcionava em um sítio que fica entre as cidades de Cuité e Picuí, em uma região conhecida como Serra do Bom Bocado.

Esse desmanche atendia a ladrões de carro da Paraíba e do Rio Grande do Norte, já que era bem posicionado e de difícil acesso para a polícia. Mas um trabalho de investigação levou os policiais ao Sítio Mari Preto. No local foram encontrados dois carros semi-desmontados, além de uma grande quantidade de peças. O dono do sítio foi preso e autuado em flagrante por receptação de roubo.

Dois dias antes da descoberta desse desmanche, a Operação Curimataú tinha alcançado outro bom resultado, esse na cidade de Picuí. Através de um trabalho de inteligência, os policiais chegaram até o Sítio Volta, onde funcionava um esquema de produção de maconha. Na propriedade foi encontrada uma plantação da erva, com cerca de 90 pés, além de equipamentos para a fabricação dos tabletes de maconha. Dois agricultores foram presos e autuados por tráfico de drogas.

Patrulhamento aéreo no sertão

No início dessa semana, mais uma operação foi deflagrada pela Secretaria de Segurança, sendo esta na região do sertão paraibano. Envolvendo um efetivo com cerca de 200 homens, a operação contou ainda com o reforço de um helicóptero, que foi cedido pela polícia de Pernambuco e pilotado por soldados paraibanos.

A operação foi iniciada na tarde da última terça-feira e mostrou resultado em menos de 12 horas após iniciada. Na madrugada da quarta-feira, a operação alcançou o grande resultado dos três dias de trabalho. Uma quadrilha especializada em roubo de cargas foi presa horas depois de tomarem uma carga de medicamentos por assalto, avaliada em R$ 95 mil.

O roubo tinha acontecido no início da madrugada e os bandidos foram seguidos pelos policiais até um sítio que fica junto a cidade de Patos, onde a carga foi escondida. A casa da propriedade foi cercada pelos policiais, que prenderam quatro integrantes da gangue, apreenderam cinco veículos, alguns deles tendo sido utilizados no assalto e recuperaram a carga.

Mas as informações dos policiais ia mas além. Alguns minutos na casa e os militares conseguiram prender as duas mulheres que iriam comprar a carga roubada. Rosinalda Batista Pereira Ramos e Josefa Oliveira de Farias são donas de uma farmácia em Patos, para onde os medicamentos seriam levados. Os seis acusados foram autuados em flagrante.

Novas operações

O secretário Harrison Targino fez uma avaliação positiva dos resultados obtidos em todas as operações. Segundo ele, apesar da renovação e ampliação das polícias, que tem chegado ao interior, o reforço extra é sempre oportuno. “Temos alcançado com essas ações, resultados que costumas levar meses para serem conquistados, no policiamento cotidiano”, afirmou. Por esse motivo, ele adiantou que novas operações estão sendo preparadas para os próximos dias.



Redação Clickpb

COMPARTILHE

Bombando em Notícias Policiais

1

Notícias Policiais

Morador de assentamento é encontrado morto às margens de rodovia, em Sapé

2

Notícias Policiais

Casa desaba e soterra adolescente pouco antes de churrasco de Natal em Minas Gerais

3

Notícias Policiais

Homem morre após colisão entre motocicleta e caminhonete, no Brejo da Paraíba

4

Notícias Policiais

‘Pensei que fosse bandido atirando’, diz pai de jovem baleada em abordagem da PRF

5

Notícias Policiais

Polícia Federal vai investigar queda de ponte na divisa do MA e TO