O secretário de Segurança, Eitel Santiago, junto com o secretário executivo Airton Ferraz e o superintendente da Civil, Gerson Barbosa, iniciarão na manhã dessa terça-feira(12) uma inspeção nas delegacias especializadas da capital, onde existem casos não investigados ou com inquéritos atrasados. Nas unidades onde for constatada defasagem, serão adotadas medidas emergenciais e severas para que os inquéritos sejam atualizados e remetidos à Justiça.
A decisão de inspecionar as delegacias foi tomada pelo secretário Eitel Santiago, dias após assumir o comando da Secretaria de Segurança e constatar várias irregularidades no funcionamento da polícia judiciária. O primeiro caso que chegou ao seu conhecimento foi o da Delegacia de Crimes Contra a Pessoa ou “Delegacia de Homicídios”, como é conhecida. Segundo o secretário, nessa unidade existem mais de 200 laudos periciais, sobre os quais sequer foi aberto inquérito para investigar os respectivos crimes.
Nesse caso, Eitel irá implantar um mutirão de trabalho na delegacia, com um efetivo extra de quatro delegados, para instaurar os inquéritos que ainda não foram abertos, apurá-los com a maior brevidade possível e remetê-los à Justiça. Para isso, a delegacia estará recebendo quatro computadores e viaturas extras, para que os investigadores possam realizar as diligências. A visita à Central de Polícia da capital acontecerá às 10 horas dessa terça-feira, quando o secretário fará uma reunião com os servidores da unidade.
Ascom