
Foto: Divulgação/Codecom
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) implantou, nesta semana, microchip em mais de 30 animais de grande porte resgatados em vias públicas. O dispositivo de identificação eletrônica auxilia na fiscalização, combate aos maus-tratos e facilita a identificação dos tutores.
Conforme observou o ClickPB, o microchip permite identificar o responsável legal pelo animal, facilitando a responsabilização em casos de abandono ou negligência.
Também é uma ferramenta essencial para recuperar animais perdidos ou roubados.
O médico veterinário Ramon Okomura destacou a importância da ação. “A chipagem permite que o CCZ tenha um controle efetivo sobre os animais resgatados, garantindo que eles não retornem às ruas e que os novos tutores cumpram com suas responsabilidades. É uma medida essencial para prevenção de maus-tratos e abandono”, avaliou.
Operação de resgate
A Prefeitura de Campina Grande está realizando desde o início do mês de março uma operação de resgate dos animais abandonados em vias públicas.
O trabalho é desenvolvido pelo CCZ e pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (SESUMA), em parceria também com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Caso presencie animais de grande porte soltos em vias públicas. Os contatos são:
- Centro de Controle de Zoonoses: (83) 3077-0107 – WhatsApp: (83) 9 9396-6531
- SESUMA: (83) 9 9396-4356