O senador José Maranhão (MDB) disse que Bolsonaro foi infeliz na declaração sobre o Nordeste. “Ele foi muito infeliz nessas declarações. Evidentemente não se pode admitir que o presidente da República tenha sobre os nordestinos uma opinião negativa. Até porque o Nordeste é uma das mais importantes, se não a mais importante, da Federação. As lideranças brasileiras de maior expressão começaram no Nordeste. Mas o presidente já andou tentado consertar esse momento falho de sua declaração.”
O senador também disse que vai avaliar sua posição sobre a condução de Eduardo Bolsonaro ao cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos. “Vamos analisar quando (o assunto) chegar lá (no Senado). Questionado sobre se o presidente não estaria cometendo nepotismo, João defendeu dizendo que “não sei se isso caracteriza nepotismo já que é um cargo de confiança”, avaliou.
A polêmica gerada pelo comentário fez uUm grupo de 11 deputados e senadores da oposição protocolar, nesta quinta-feira, 25, uma representação no Ministério Público Federal (MPF) para que sejam apurados eventuais crimes cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro durante o café da manhã com jornalistas estrangeiros, na sexta-feira 19, quando ele chamou os governadores do Nordeste de “paraíbas”.