O Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa registrou do dia 1° de janeiro até esta segunda-feira (19), o total de 1.734 atendimentos de vítimas de trânsito nas estradas da Paraíba. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o veículo responsável pela maioria dos casos, o total de 801, é a motocicleta.
Foram feitos 330 atendimentos decorrentes de acidentes de automóvel. Os acidentes com bicicleta também ocupam uma posição alarmante, com 307 atendimentos.
Segundo dados do Ministério da Justiça, a Paraíba está em quinto lugar na Região Nordeste com a média de 36,1 acidentes para cada 100 mil habitantes. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as principais causas de acidentes no Estado, são as imprudências cometidas no trânsito, ou seja, na maioria dos casos, o homem é o grande responsável pelos altos índices de ocorrências.
Outro problema que deixa mais crítica a situação do trânsito na Paraíba, sobretudo em João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita e Cabedelo, é o desrespeito a faixa de pedestre. “Muitas vezes o motorista não obedece quando o pedestre pede a passagem”, informou a PRF. O Hospital de Trauma atendeu, este ano, 296 pessoas vítimas de atropelamento.
Valéria Sinésio
ClickPB