Mudança

Vital do Rêgo toma posse hoje como novo presidente do TCU sem presença de Lula

O mandato de Vital do Rêgo começa a partir de 1º de janeiro de 2025 e terá duração de um ano, mas pode ser renovado por igual período

Vital do Rêgo toma posse hoje como novo presidente do TCU sem presença de Lula

Vital do Rêgo toma posse hoje como novo presidente do TCU sem presença de Lula

O paraibano Vital do Rêgo toma posse hoje (11) como presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), em substituição ao ministro Bruno Dantas.

Com a mudança, o ministro Jorge Oliveira assumirá a vice-presidência. O mandato começa a partir de 1º de janeiro de 2025 e terá duração de um ano, mas pode ser renovado por igual período.

A cerimônia de posse ocorre em Brasília, mas vai acontecer sem a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que precisou passar por uma cirurgia de emergência na madrugada dessa terça-feira (10).

Em 2014, por indicação do Senado Federal, ele assumiu o cargo de ministro do TCU.

“Integrar a Corte de Contas é para mim o coroamento dessa longa estrada de desafios e aprendizados, naturalmente acompanhado das mais elevadas responsabilidades”, disse ele na ocasião.

Vital do Rêgo

Vital do Rêgo Filho tem 61 anos e é natural de Campina Grande (PB). Formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Ele assumiu o cargo de ministro em 2014 do TCU, por indicação do Senado Federal. Antes disso, teve longa trajetória política: em sua cidade natal, foi vereador por dois mandatos (1989 a 1995).

Depois, ele foi deputado estadual por três vezes consecutivas (1995 a 2007) e deputado federal (2007 a 2011).

Em 2010, foi eleito senador, cargo que ocupou por quatro anos, até assumir a vaga deixada pelo então ministro Raimundo Lira no TCU.

Vital do Rêgo Filho tem 61 anos e é natural de Campina Grande
Vital do Rêgo Filho tem 61 anos e é natural de Campina Grande

No Congresso, presidiu várias comissões, como a de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado, e atuou como relator de reformas do Código de Processo Civil e do Código Penal.

No ano em que foi indicado ao TCU, o novo presidente chegou a concorrer ao governo da Paraíba, mas não avançou ao segundo turno.

Rêgo Filho é conhecido ainda por pertencer a uma tradicional família de políticos paraibanos. O pai, Antônio Vital do Rêgo, foi jurista e deputado federal pelo estado.

A mãe, Nilda Gondim, foi senadora da República. Já Veneziano Vital do Rêgo, atual senador pelo MDB-PB e ex-prefeito de Campina Grande, é irmão do ministro. (Conjur)

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Bruno Cunha Lima nomeia novos secretários executivos de Finanças

2

Paraíba

Relatório da CGU mostra pagamentos indevidos de mais de R$ 10 milhões a servidores da UFCG, UFPB e IFPB durante pandemia

3

Paraíba

Chuvas intensas estão previstas para Região Nordeste e Defesa Civil de João Pessoa monitora pontos de risco

4

Paraíba

Ataque a tiros deixa criança de cinco anos gravemente ferida em João Pessoa

5

Paraíba

VÍDEOS: com fortes chuvas, Sousa tem alagamentos em ruas e hospital