O paraibano Vital do Rêgo Filho foi eleito nesta quarta-feira (4) como novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, por unanimidade. Na ocasião, ele agradeceu a confiança. “Quero agradecer à confiança de todos que me confiaram a posição nos próximos meses, no próximo ano, nesse Tribunal”, disse.
O ministro Vital do Rêgo Filho foi eleito para o ano de 2025. A escolha dele ocorreu por unanimidade, em votação dos nove ministros da corte.
Atualmente, ele é vice-presidente do TCU e vai substituir o ministro Bruno Dantas. Também de maneira unânime, o ministro Jorge Oliveira foi escolhido pelos pares como novo vice-presidente da corte. A posse dos eleitos está marcada para a próxima quarta (11).
Vital do Rêgo Filho
Vital do Rêgo Filho tem 61 anos e é natural de Campina Grande (PB). Formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Ele assumiu o cargo de ministro em 2014 do TCU, por indicação do Senado Federal. Antes disso, teve longa trajetória política: em sua cidade natal, foi vereador por dois mandatos (1989 a 1995); depois, foi deputado estadual por três vezes consecutivas (1995 a 2007) e deputado federal (2007 a 2011). Em 2010, foi eleito senador, cargo que ocupou por quatro anos, até assumir a vaga deixada pelo então ministro Raimundo Lira no TCU.
No Congresso, o paraibano presidiu várias comissões, como a de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado, e atuou como relator de reformas do Código de Processo Civil e do Código Penal. No ano em que foi indicado ao TCU, o novo presidente chegou a concorrer ao governo da Paraíba, mas não avançou ao segundo turno.
Ele é conhecido ainda por pertencer a uma tradicional família de políticos paraibanos. O pai, Antônio Vital do Rêgo, foi jurista e deputado federal pelo estado. A mãe, Nilda Gondim, foi senadora da República. Já Veneziano Vital do Rêgo, atual senador pelo MDB-PB e ex-prefeito de Campina Grande, é irmão do ministro.