A partir da próxima terça-feira (2) até o dia 24 de janeiro, a Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) inicia a vistoria nos 300 veículos que fazem transporte escolar na Capital. A inspeção vai ocorrer na sede do órgão em quatro semanas, conforme calendário que segue abaixo, das 8 às 17h, no km 25 da BR-230, no bairro do Cristo Redentor.
A Divisão de Transportes Especiais (Dites) está prevendo o atendimento diário de 20 veículos. Na Capital, pelo menos três mil crianças e adolescentes são transportados por dia em veículos escolares.
Itens de inspeção – Durante a inspeção são observados itens do sistema elétrico, mecânica, bancos, assoalho, pintura, segurança, conforto, higiene, além do tacógrafo. Também são verificadas se as faixas laterais e traseiras estão de acordo com as normas exigidas pela regulamentação de transportes escolares.
No momento da vistoria também são observados os documentos do veículo e do condutor, como a carteira de habilitação, alvará de licença do veículo, certificado de registro e licenciamento do veículo com seguro obrigatório, crachás do permissionário e do acompanhante.
A taxa para vistoria está fixada no valor de R$ 35,62. O permissionário deve seguir o período de vistoria determinado pelo órgão gestor, mas pode até antecipar a inspeção. Caso perca a data da vistoria será cobrada uma multa no valor de R$ 13,36. Os transportes escolares não aprovados na fiscalização terão um prazo para sanar as irregularidades e realizar uma nova inspeção.
Selo – Se os problemas detectados não forem regularizados, a permissão para o serviço poderá ser cancelada automaticamente. Ao ser aprovado, o veículo receberá um selo adesivo na cor branca, correspondente à vistoria do primeiro semestre do ano, que é colocado no pára-brisa.
"A STTrans trabalha para garantir a tranqüilidade dos estudantes no trajeto entre casa e escola, exigindo credenciamento do veículo transportador no que se refere à segurança e documentação do motorista. Os pais dos alunos devem ficar atentos: antes de contratar os serviços de transporte escolar, é bom ligar para a Divisão de Transportes Especiais (3218-9349) e verificar se o veículo está devidamente cadastrado e regularizado", disse o responsável pela Dites, Leonardo Campos. Mais informações, basta discar o 0800 281 1518.
PMJP