No último domingo, um site de notícias divulgou um vídeo com áudio mostrando um possível crime eleitoral. O material mostra uma provável compra de votos no Município de Areia de Baraúnas. O áudio revela um diálogo envolvendo políticos e uma família em Areia de Baraúnas. O vídeo foi publicado no site Polêmica Patos.
As imagens duram poucos minutos, mas é possível perceber a negociação sendo realizada. Aparecem no vídeo, o prefeito e candidato à reeleição Toinho Macedo, sua atual vice-prefeita e candidata à reeleição, Nova e o esposo dela, além do candidato a vereador Damião de Mirim.
No próprio vídeo, os diálogos mostram que a negociação da compra do apoio político foi firmado por 50 mil reais, sendo que 25 mil reais são entregues em um pacote no momento do flagrante.
O vídeo foi encaminhado de forma anônima e deve ser levado para a Polícia Federal, para o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE/PB) e para as demais esferas. Faltando uma semana para as eleições, o vídeo pode trazer desdobramentos dos mais diversos, inclusive com possibilidade de cassação do registro de candidatura dos envolvidos, além de punição para a família que teria recebido o dinheiro de procedência duvidosa.
- Vereador de Cruz do Espírito Santo é preso com arma e veículo de chassi adulterado
- Prefeitura de Santa Cecília tem 90 dias para concluir creche que deveria estar pronta há mais de um ano
Areia de Baraúnas
Areia de Baraúnas fica na região metropolitana de Patos. O Município é atendido pela 65ª Zona Eleitoral, que tem sede em Patos. De acordo com o IBGE, no ano 2017 sua população foi estimada em 2 126 habitantes. Área territorial de 96 km².