O vereador Milanez Neto (PV) apresentou um projeto de lei instituindo, em João Pessoa, o passaporte de vacinação contra a covid-19. O projeto cria, na capital, a exigência da apresentação do cartão de vacina para a entrada em locais públicos, privados, eventos culturais, esportivos ou em qualquer local em que possa haver aglomeração de pessoas em que o controle epidemiológico seja necessário. Confira o projeto aqui.
Em entrevista ao ClickPB, nesta terça-feira (28), o parlamentar disse que o projeto pode ir para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na próxima semana, com chances de ser aprovado, podendo ir para Plenário em breve. “O projeto foi lido em plenário hoje. Queremos contribuir com a criação de uma consciência coletiva, em que todos saibam da obrigação cidadã de se proteger e proteger o próximo, e isso só é possível por meio da vacinação, que reduz as chances de contaminação”, explicou.
“Não adiante discutir reabrir e voltar ao normal se não tiver essa conscientização. É impraticável que pessoas ainda não se vacinam e, no meio disso, ficam pessoas inocentes, que correm risco de contaminação. Tem que haver consciência de que sem a vacina não dá. O projeto vem para contribuir, com o mínimo de segurança possível, para que as pessoas valorizem a imunização. Discutir o novo normal sem vacina é retroceder”, disse Milanez.
Para ele, o projeto vai fortalecer a campanha em defesa da imunização ao estimular aqueles que ainda não se vacinaram. Além do estímulo à vacinação, Milanez destaca que a iniciativa é necessária para a retomada econômica
“O mundo não voltou a normalidade. Será que se o país não estivesse em risco, se estaria discutindo terceira dose?. A pandemia ainda não acabou e, por essa razão, faz-se necessário evitar qualquer tipo de retrocesso nas conquistas até aqui alcançadas. Então, é necessário a imunização do maior número possível de pessoas para que exista a possibilidade da pandemia possa ser controlada’, reforçou.