“São 13 anos de indicação política para superintendência de um órgão que trata de uma das questões mais importante da atualidade – o meio ambiente. O Ibama e toda Paraíba sofrem com o vai-e-vem de indicações que atendem meramente a interesses políticos. O resultado é uma vergonha, temos um superintendente sendo processado por crimes ambientais em larga escala. Um órgão que deveria defender, passa por cima de leis ambientais elementares e fere o esforço de servidores que ainda acreditam na hombridade de defender a natureza de seu Estado, de seu País”.
Foi este o discurso do presidente do ASIBAMA-PB (Sindicato dos Servidores do Ibama na Paraíba), Marcos Roberto no segundo dia de paralisação de advertência contra as irregularidades administrativas decorrentes do processo de ocupação de cargos comissionados. Para ele as duas últimas superintendências foram políticas e além de serem descompromissados com a questão ambiental, atentam violentamente contra o meio-ambiente: ”os processos contra a superintendência tramitam na Polícia e Justiça Federal”.
O ex-superintendente do órgão, Erasmo Lucena é acusado de facilitar o licenciamento dos viveiros de camarões, obtido pela empresa Usina, “quando este atestou de que a referida empresa tinha cumprido todas as recomendações para obter a Licença Ambiental para funcionamento, quando na realidade a empresa até esta data não atendeu esta demanda da legislação ambiental”, revelou. Por isso ele foi enquadrado pelo Ministério Público Federal na Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/98). Outro processo é referente a criação de papagaios em viveiros: “Quanto aos papagaios, estes foram doados de forma irregular e irresponsável, visto que os mesmos tinham sido apreendidos e eram instrumentos de prova no inquérito policial aberto pela Policia Federal contra o traficante”.
Às 9h30, os Servidores do Ibama realizam Assembléia em frente ao prédio do órgão, para organizarem o mutirão de limpeza da calçada. “isto será simbólico, legalmente já enviamos uma carta à Presidência do Ibama e ao Ministério do Meio Ambiente, reivindicando a nomeação de uma nova equipe de gestores”, concluiu.
Livia Falcão
Clickpb
Vai-e-vem de políticos na chefia do Ibama provoca protesto de servidor
O ex-superintendente do órgão, Erasmo Lucena é acusado de facilitar o licenciamento dos viveiros de camarões, obtido pela empresa Usina
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba