Política

Única indicada para conselheira do TCE, Alanna Galdino passa por análise na CCJ da Assembleia Legislativa da Paraíba

A eleição acontecerá por votação secreta, sendo necessário o quórum de maioria absoluta dos deputados para aprovação.

Allana Galdino é indicada para concorrer vaga de conselheira do Tribunal de Contas

Allana Galdino foi indicada para concorrer a vaga de conselheira do Tribunal de Contas do Estado - Foto: Reprodução/Redes sociais

O processo de escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), iniciado na Assembleia Legislativa (ALPB), na semana passada, obteve a inscrição única da filha do presidente da Casa  Alanna Galdino. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) analisa a indicação ao cargo nesta segunda-feira (17), às 14h. Ela concorre a vaga deixada pelo ex-conselheiro Artur Paredes Cunha Lima.

Apenas Alanna, filha do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), formalizou candidatura para ocupar a vaga, momentos finais ao prazo estipulado no edital e encerrado na última sexta-feira (14). Ela conta com o provável apoio de 34 dos 36 deputados estaduais.

Como apurou o ClickPB, através do edital, após o prazo para inscrição, o requerimento da inscrição de Alanna foi encaminhados à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para emissão de parecer no prazo de dez dias contados a partir do encerramento das inscrições. A indicação seguirá para votação no Plenário da ALPB, onde os parlamentares decidirão por meio de votação secreta. Para assumir o cargo, Alanna Galdino precisa obter a maioria absoluta dos votos.

Caso seja aprovada, a nomeação será oficializada por meio de um Decreto Legislativo, que será promulgado pelo presidente da ALPB e encaminhado ao Governo do Estado para os trâmites finais.

Quem ocupar a vaga irá substituir o ex-conselheiro Arthur Paredes Cunha Lima, aposentado compulsoriamente no final de 2024. Em março de 2025, outra vaga que deverá ser aberta é a do conselheiro Fernando Catão,  também deve se aposentar do cargo. E o próprio presidente do TCE-PB, Nominando Diniz, também prepara a sua aposentadoria com dois anos e meio de antecedência já no mês de março de 2026.

O cargo de conselheiro desempenha papel fundamental na fiscalização das contas do Estado, além de possibilitar a garantia da boa aplicação dos recursos públicos. Também é um cargo estratégico devido a garantia de uma maior influência política sobre as decisões que afetam a administração pública da Paraíba.

Saiba mais:

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

No congresso do PSB, Pollyanna assume Secretaria de Mulheres do partido e destaca importância do protagonismo feminino na política

2

Paraíba

Setai Grupo GP é destaque na edição Especial Nordeste da Forbes Brasil

3

Paraíba

João Pessoa tem 25 famílias que oferecem lar para crianças por até 18 meses e juiz Adhailton Lacet explica processo de acolhimento provisório

4

Paraíba

ALPB aprova Passe Livre Estudantil para 48 mil alunos da rede estadual; primeira recarga será feita em maio

5

Paraíba

PCC e CV rompem aliança estabelecida em fevereiro; rivalidade se mantém na Paraíba