
Allana Galdino foi indicada para concorrer a vaga de conselheira do Tribunal de Contas do Estado - Foto: Reprodução/Redes sociais
O processo de escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), iniciado na Assembleia Legislativa (ALPB), na semana passada, obteve a inscrição única da filha do presidente da Casa Alanna Galdino. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) analisa a indicação ao cargo nesta segunda-feira (17), às 14h. Ela concorre a vaga deixada pelo ex-conselheiro Artur Paredes Cunha Lima.
Apenas Alanna, filha do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), formalizou candidatura para ocupar a vaga, momentos finais ao prazo estipulado no edital e encerrado na última sexta-feira (14). Ela conta com o provável apoio de 34 dos 36 deputados estaduais.
Como apurou o ClickPB, através do edital, após o prazo para inscrição, o requerimento da inscrição de Alanna foi encaminhados à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para emissão de parecer no prazo de dez dias contados a partir do encerramento das inscrições. A indicação seguirá para votação no Plenário da ALPB, onde os parlamentares decidirão por meio de votação secreta. Para assumir o cargo, Alanna Galdino precisa obter a maioria absoluta dos votos.
Caso seja aprovada, a nomeação será oficializada por meio de um Decreto Legislativo, que será promulgado pelo presidente da ALPB e encaminhado ao Governo do Estado para os trâmites finais.
Quem ocupar a vaga irá substituir o ex-conselheiro Arthur Paredes Cunha Lima, aposentado compulsoriamente no final de 2024. Em março de 2025, outra vaga que deverá ser aberta é a do conselheiro Fernando Catão, também deve se aposentar do cargo. E o próprio presidente do TCE-PB, Nominando Diniz, também prepara a sua aposentadoria com dois anos e meio de antecedência já no mês de março de 2026.
O cargo de conselheiro desempenha papel fundamental na fiscalização das contas do Estado, além de possibilitar a garantia da boa aplicação dos recursos públicos. Também é um cargo estratégico devido a garantia de uma maior influência política sobre as decisões que afetam a administração pública da Paraíba.
Saiba mais:
- Alanna Galdino é candidata única à vaga de conselheira do TCE-PB
- Novo presidente do TCE-PB diz que novo conselheiro deve cumprir legislação: “se não cumprir, Tribunal não dará posse”
- Inscrições para vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas da Paraíba seguem até sexta-feira; confira edital
- TCE-PB concede aposentadoria compulsória a Arthur Cunha Lima, afastado há cinco anos
- TCE: Arthur Cunha Lima se aposenta em dezembro e novo membro da corte de contas será definido pela Assembleia Legislativa
- Nominando Diniz alerta que se candidato a conselheiro do TCE não comprovar critérios de idoneidade, não tomará posse
- Afastado do TCE-PB há quase um ano, Arthur Cunha Lima pede aposentadoria e Assembleia deve escolher novo conselheiro
- Operação Calvário investiga Arthur Cunha Lima e mais dois conselheiros do TCE-PB; autoridades apuram crimes de lavagem de dinheiro
- STJ mantém afastamento dos conselheiros do TCE-PB, Arthur Paredes Cunha Lima e Antônio Nominando Diniz Filho
- Conselheiros do TCE-PB se pronunciam após serem alvos da Operação Calvário
- Presidente do TCE-PB nomeia substitutos para conselheiros afastados pela Operação Calvário