O ultramaratonista Anderson Dias realizou uma ultramaratona de 100 quilômetros ao redor do Parque Parahyba 3, no bairro do Aeroclube, em João Pessoa, no último sábado (2). Como antecipado pelo ClickPB, a corrida chamada de “Desafio 100 km pelo autismo” teve início às 5h da manhã.
Além do desafio da corrida, mais de 1 tonelada de alimentos foi arrecadado para a instituição Associação Integrada Mães de Autistas (A-IMA), no bairro do Geisel.
Anderson Dias é corredor de rua há oito anos e pratica maratona há um ano, participando da primeira em junho de 2023 no Rio de Janeiro. Ex-obeso, realizou cirurgia bariátrica para a redução de peso em 2022. Antes da cirurgia ele pesava mais de 136 quilos. Se tornou ultramaratonista em novembro de 2023 e vai correr pela primeira vez o percurso de 100 quilômetros, que se preparou por dois anos.
Apaixonado por longas distâncias, começou como todo grande corredor, percorrendo apenas cinco quilômetros, e tinha o sonho de correr uma maratona, considerando 42 quilômetros.
Anderson participou da corrida mais famosa do brasil, a São Silvestre, realizada em São Paulo todos os finais de ano. Após uma longa pausa na pandemia, voltou a ganhar peso e adquiriu depressão.
O corredor possui um filho autista de 10 anos e começou a correr para cuidar melhor da saúde do filho. Anderson conta que o autismo motivou a prática de esportes, e que desde a infância nunca teve o costume de realizar exercícios físicos.
Confira a entrevista de Anderson ao ClickPB sobre esse movimento que apoia as famílias e crianças com autismo em João Pessoa.