Os quatro últimos idosos que ainda estavam no abrigo, considerado em situação irregular, foram resgatados nesta quarta-feira (07), por equipes de saúde do Hospital Padre Zé e da Promotoria de Justiça da Cidadania e dos Direitos Fundamentais – Direitos dos Idosos.
Ao ClickPB, a promotora de Justiça, Sônia Maia, informou que dois serão encaminhados para a unidade de acolhimento do Instituto Padre Zé e um para o Hospital Padre Zé. O quatro vai para outro hospital, pois testou positivo para Covid-19, no domingo quando a equipe do Ministério Público da Paraíba (MPPB), mas que ainda teria sido transferido para o hospital ao qual já tinha sido regulado.
Durante o início da tarde de hoje, a promotoria informou que o idoso que testou positivo passará por novo teste para verificar se estava com Covid-19 e se contaminou os demais idosos que estavam no abrigo. Após o recebimento da denúncia de maus-tratos no abrigo Cuidarte, em Tambauzinho, o MPPB tomou conhecimento de que a quantidade de pessoas residentes no local era menor do que o que estava presente.
- Três mortes de moradores de abrigo clandestino em João Pessoa são investigadas após denúncias de maus tratos e desnutrição
- Delegada vai ouvir funcionários e familiares de idosos que residiam em abrigo interditado em João Pessoa; proprietário já está solto
- MPPB interdita abrigo e idosos com sinais de desnutrição são transferidos em João Pessoa
Três mortes de residentes do abrigo, sendo dois no abrigo e um no hospital, estão sendo apuradas. Dos 36 que estavam no local, 24 foram encaminhados para um hospital da cidade, outros para unidade de acolhimento e outros levados pelas famílias. O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializado de Atendimento ao Idoso. o proprietário do local, que foi preso em flagrante no domingo (04), foi solto no dia seguinte após audiência de custódia.
Um inquérito foi instaurado para apurar o caso. Funcionários do local, proprietário e familiares dos idosos serão ouvidos. O prazo para conclusão das investigações é de 30 dias, mas pode ser prorrogado. Cada um dos casos dos idosos estão sendo investigados. O dono do abrigo pode responder por vários crimes. Idosos chegaram no hospital com sinais de maus-tratos e com desnutrição.