A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza, na próxima segunda-feira (29), um encontro interinstitucional com o Ministério da Igualdade Racial. Nele, serão apresentados e validados indicadores e bases de dados socioeconômicos estratificados por grupos raciais, desenvolvidos pelo Laboratório de Estudos em Modelagem Aplicada (LEMA) como demanda e em parceria com o Ministério, para impulsionar o cumprimento da ODS Racial da Agenda 2030 da ONU.
O encontro, que acontece no Miniauditório I – Bloco da Pós-Graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), das 9h às 17h30, é aberto ao público, mas as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas no SIGEventos.
Pedro Henrique Medeiros Vieira, aluno de Ciência de Dados para Negócios na UFPB e pesquisador bolsista no LEMA, observou que, atualmente, tornou-se imprescindível o uso de dados para monitoramento, diagnóstico e inteligência analítica para impulsionar a solução de qualquer tipo de problema.
“Dito isso, como um laboratório focado em Modelagem Aplicada e Ciência de Dados, fomos demandados para desenvolver indicadores socioeconômicos estratificados por grupos raciais e um banco de dados com base nisso. Ao fim desse processo, também desenvolveremos uma plataforma de visualização dos indicadores, que serão alimentados com os dados da base desenvolvida, o que permitirá o monitoramento e a comunicação dos indicadores de igualdade racial para apoiar qualquer tomada de decisão”, explicou.
Este é o primeiro encontro, que vem sendo planejado há cerca de 3 meses, e a equipe já planeja outros com base no desenvolvimento do projeto. “A ideia é validar os indicadores, bases de dados e metodologias usadas até o momento”, disse. O coordenador geral do LEMA e líder do projeto é o professor Aléssio Tony do Departamento de Economia.
Confira também
Servidores do Estado recebem salários a partir do dia 29; confira calendário completo