Paraíba

UEPB lança projeto de digitalização da Biblioteca

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Estadual da Paraíba realizou quinta-feira, dia 21, no hall do prédio da Administração Central da UEPB, em

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Estadual da Paraíba realizou quinta-feira, dia 21, no hall do prédio da Administração Central da UEPB, em Bodocongó, o lançamento do projeto de digitalização da Biblioteca Átila Almeida. A iniciativa faz parte do projeto maior “Práticas populares na contemporaneidade” e tem como objetivo digitalizar os cerca de 12 mil folhetos do acervo e disponibiliza-lo para toda a comunidade. 

O evento foi presidido pelo professor Antonio Guedes Rangel Junior, pró-reitor de Ensino de Graduação da Universidade, que, representando a reitora Marlene Alves, falou da grande importância do projeto para a Instituição. “O acervo que a UEPB dispõe é muito rico e é preciso que o público tenha acesso a ele. É um tesouro o que temos aqui e esse ele deve ser utilizado por todos”.
Participaram da solenidade de lançamento do projeto o professor Hipólito Lucena, coordenador geral do projeto; e o representante da superintendência estadual do BNB, Roberto Carlos Vieira da Silva. O evento contou com a participação de professores, estudantes e funcionários da Universidade Estadual. 

A programação teve início com a entrega de equipamentos e apresentação do projeto para digitalização da Biblioteca Átila Almeida pelo professor Hipólito Lucena e pelo representante do BNB, Roberto Carlos. Em seguida, foi feito o lançamento da plaquete comemorativa. 

A professora Geralda Medeiros Nóbrega ministrou palestra sobre o tema “O universo simbólico do cordel”. Em seguida, o teatrólogo e mestrando Nivaldo Rodrigues, falou sobre o tema “Cordel, um texto de sete cabeças”. 

O evento teve, ainda, um momento cultural, com apresentação de cordéis pelo poeta popular Manoel Monteiro, membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), com a participação dos poetas Flávio Petrônio e Arieval Viana. Finalizando as atividades, o professor Antonio Guedes Rangel Junior, acompanhado pelo grupo Cangaço, prestou uma homenagem a Luiz Gonzaga, com a apresentação de clássicos que marcaram a carreira do Rei do Baião. 

Redação com Assessoria

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Policial Militar do RN passa mal durante exercícios e morre em academia em João Pessoa

2

Paraíba

Felupe é preso após ser flagrado dirigindo sem habilitação, alcoolizado e com arma em carro

3

Paraíba

Homem é morto com disparos de arma de fogo, em Mandacaru

4

Paraíba

Associação alerta para uso de ninhos de tartarugas como lixeira, na Paraíba

5

Paraíba

Inmet emite alerta de chuvas intensas e ventos até 60 km/h para 192 municípios da Paraíba