Política

Eleições: TSE autoriza envio de Força Federal para mais uma cidade na Paraíba

A Paraíba passa a contar com apoio da Força Federal em quatro cidades: Bayeux, Cabedelo, Queimadas e Itabaiana.

TSE, Cacimbas, Partidos Justiça Eleitoral abstenção, suspeito, milícia, candidatura

Sede do Tribunal Superior Eleitoral (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou e incluiu, nesta quinta-feira (26), o envio de apoio de Força Federal para a garantia da segurança no município de Itabaiana (PB) nas Eleições Municipais de 2024. Conforme apurou o ClickPB, além de Itabaiana, as cidades de Bayeux, Cabedelo e Queimadas também foram contempladas com o reforço na segurança.

Na última terça-feira (26), o Plenário do TSE aprovou um pacote de 53 processos que versam sobre requisição de Força Federal para municípios dos estados de Tocantins, do Piauí, do Rio de Janeiro, do Mato Grosso do Sul, do Amazonas, do Ceará, do Maranhão, do Acre, do Mato Grosso, do Pará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Previsão legal
A possibilidade de requisição do auxílio das Forças Federais pelo TSE está prevista na legislação desde 1965. O artigo 23, inciso XIV, do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) estabelece que compete privativamente ao TSE “requisitar Força Federal necessária ao cumprimento da lei, de suas próprias decisões ou das decisões dos tribunais regionais que o solicitarem, e para garantir a votação e a apuração”.

Para tanto, os tribunais regionais eleitorais (TREs) devem encaminhar o pedido indicando as localidades e os motivos que justifiquem a necessidade de reforço na segurança, com a anuência das secretarias de segurança dos respectivos estados.

Os pedidos aprovados pelo TSE são encaminhados ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e pela execução das ações empreendidas pelas Forças Armadas.

Leia também:

 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Mais de mil vagas para cursos de artes gratuitos são ofertadas em Campina Grande

2

Paraíba

Após morte de ciclista, João Azevêdo diz que Segurança age para que “atos lamentáveis como este não fiquem impunes e não voltem a acontecer”

3

Paraíba

Triplicação da BR-230: superintendente do DNIT relata ‘dimensão dos transtornos’ que atrasa obras em Cabedelo

4

Paraíba

Sessão para escolha da presidência da Câmara de Santa Rita é encerrada com soco entre vereadores

5

Paraíba

Reforma administrativa: Marcílio do HBE deve assumir cargo na Prefeitura de João Pessoa