Decisão

Justiça torna inconstitucionais leis que liberam acesso livre de personal trainers em academias da Paraíba

A decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba foi tomada na sessão desta quarta-feira (12) sob a relatoria do desembargador João Batista Barbosa.

Tribunal de Justiça da Paraíba, leis, inconstitucionais, personal trainer, academias

Imagem ilustrativa (Foto: Pixabay)

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) julgou inconstitucionais duas leis que permitem o acesso dos profissionais de educação física – personal trainer – às academias de ginástica para o acompanhamento de seus clientes. A decisão foi tomada na sessão desta quarta-feira (12) sob a relatoria do desembargador João Batista Barbosa.

As normas questionadas são a Lei nº 13.200/2016, do município de João Pessoa, e a Lei Estadual nº 10.774/2016, que proíbem as academias de cobrarem custos extras aos alunos e aos profissionais de educação física.

O relator do processo entendeu que trata-se de matéria atinente ao direito privado, de maneira que o assunto é de interesse da União, a quem compete privativamente legislar sobre o tema.

“Resta evidenciado que o personal trainer atende de modo autônomo seus alunos, utilizando o espaço físico, aparelhos e infraestrutura da academia, mediante o pagamento de uma contraprestação. Assim, no caso concreto, a relação contratual entre prestadores de serviço não é regida pelo direito do consumidor, mas sim pelo direito civil, de competência privativa da União”, frisou o desembargador em seu voto.

Com assessoria.

Leia Mais

Terezinha e Mônica levam quase 80% dos votos do Conselhão e encabeçam lista trílice para reitoria da UFPB

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Prefeitura não explica motivos e cancela shows de Desejo de Menina e outras bancas em Santa Rita

2

Paraíba

Bruno Cunha Lima assina protocolo para instalação de empresa multinacional, que deve gerar 1 mil empregos em Campina Grande 

3

Paraíba

Venda de passagens rodoviárias para Campina Grande cresce quase 25% no São João

4

Paraíba

“Não me peçam para fazer campanha”, diz Jackson Macedo após PT optar por Cartaxo como pré-candidato em João Pessoa

5

Paraíba

Ex-secretário de Curral de Cima vira alvo da polícia após supostamente usar cheques da prefeitura de forma indevida