O Tribunal Regional Eleitoral(TRE-PB) deferiu a chapa Anísio Maia (PT), que concorre a prefeitura de João Pessoa, e mandou excluir o nome de Antônio Barbosa (PT), que estava como vice-prefeito na chapa de Ricardo Coutinho (PSB). A decisão saiu na manhã desta segunda-feira (05). A indefinição ocorria, pois o PT estava concorrendo em duas chapas.
Na decisão, que o ClickPB, teve acesso, consta, “isto posto, declaro a regularidade dos Atos Partidários da Coligação “UNIDOS POR JOÃO PESSOA”, formada pelos partidos PT e PC do B, estando habilitada para disputar o cargo de Prefeito e Vice-Prefeito , nas eleições de 15 de novembro de 2020”.
Anísio Maia (PT), informou em entrevista ao ClickPB, que tomou conhecimento da decisão por um amigo do partido. Ele havia ido visitar os filhos, em um sitio, pois estão em isolamento social nesse período de pandemia do novo coronavírus. “Já ligaram um bocado de gente. Me parabenizando, se solidarizando. Outros vibrando. Não sei o conteúdo. Só sei que nós estamos liberados e agora pudemos dizer que mais uma vez somos candidatos para o que der e o que vier”, afirmou.
Segundo o candidato à prefeito de João Pessoa, pelo PT, agora é hora seguir firme na campanha. “Vou agradecer a militância e dizer que a partir de agora vamos todos unir para partir para frente. O importante é mostrar nossas propostas para João Pessoa”, frisou. Anísio Maia tem como candidato vice-prefeito, Percival Henriques, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
Entenda o caso
A indefinição começou logo após a Executiva Nacional do PT decidir anular parcialmente a convenção da sigla, na Capital paraibana, retirando o nome de Anísio Maia, para a disputa, e apoiando o nome do ex-governador da Paraíba e candidato à prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho.
Anísio Maia chegou a acusar Ricardo Coutinho (PSB) de “roubar até o comando do Partido dos Trabalhadores”. O Ministério Público Eleitoral (MPE) chegou a pedir a impugnação da candidatura de Anísio Maia para as eleições municipais de 2020.
No último dia 1º, 13 dirigentes do PT da Paraíba assinaram um manifesto em apoio à candidatura de Ricardo Coutinho (PSB) para a prefeitura de João Pessoa, em detrimento à candidatura própria do partido, de Anísio Maia. A defesa da coligação do PT e PCdoB – ‘Unidos por João Pessoa’ informou que já era esperada a manifestação do MPE, mas que iria fazer as contra argumentações.
Nesse mesmo dia, o presidente do PT participou de uma live com Ricardo Coutinho, a presidente nacional da sigla, Gleisi Hoffmann, e o candidato a vice-prefeito da chapa encabeçada por Coutinho, Antônio Barbosa. Esse evento sinalizava para racha um político com direção municipal de João Pessoa. Para Anísio Maia, em entrevista ao ClickPB, esse evento não abalava sua campanha, que seguia firme.
Leia mais:
- Gleisi Hoffmann reafirma apoio a Ricardo Coutinho: ‘solidariedade firme a Lula e a ex-presidenta Dilma’
- Presidente do PT em João Pessoa reafirma candidatura de Anísio Maia e diz que quem se dispõe a ser vice de Ricardo Coutinho vai contra decisão do partido
- Anísio Maia: “ Ricardo Coutinho quer roubar até o comando do Partido dos Trabalhadores”
- Racha: dirigentes do diretório do PT na Paraíba assinam manifesto de apoio à candidatura de Ricardo Coutinho em João Pessoa
- Presidente do PT na Paraíba participa de live com Ricardo Coutinho, sinaliza apoio e aponta para racha político com direção municipal de João Pessoa
- Anísio Maia afirma que live do PT estadual e nacional com Ricardo Coutinho não altera sua campanha, ‘que segue firme’
- Ministério Público pede impugnação da candidatura de Anísio Maia à Prefeitura de João Pessoa
- Jurídico do PT diz que já esperava pedido de impugnação, prepara defesa e destaca que campanha de Anísio Maia segue legislação
- PT oficializa candidatura de Anísio Maia para prefeitura de João Pessoa e Percival Henriques como vice
- Após Executiva Nacional do PT anular candidatura própria para Prefeitura de João Pessoa, Anísio Maia convoca plenária virtual
- Diretório Nacional do PT decide intervir em João Pessoa e determina apoio à candidatura de Ricardo Coutinho
Confira abaixo a decisão: