A direção do Hospital de Emergência e Trauma “Senador Humberto Lucena” avaliou como normal o número de atendimentos na área de saúde no período de Carnaval e, segundo o diretor geral, Jomar Paulo Neto, ficou abaixo do esperado para esse período. De 16 a 20 de fevereiro, foram atendidas mais de 600 pessoas na maior unidade hospitalar pública da Paraíba. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de dez por cento. Apenas três óbitos foram constatados.
Dois casos de afogamento ocorridos em Praia Bela, Litoral Sul do Estado chamaram a atenção, já que em todo o mês de janeiro até fevereiro, apenas dois casos tinham sido registrados.
Jomar destacou que foram feitas 73 cirurgias. O maior número de atendimentos foi em relação a acidentes de trânsitos, envolvendo condutores de bicicletas, moto, automóveis e ainda vítimas de atropelamentos, com um total de cento e quatro vítimas, com destaque para os acidentes de moto que vitimaram 39 pessoas, provocando duas mortes. A outra pessoa que faleceu no hospital foi vítima de afogamento.
Como vítimas da violência urbana, foram atendidas 65 pessoas, sendo agressões físicas (33), arma branca (11) e arma de fogo (21). A maior incidência de atendimentos ocorreu no último domingo, quando o hospital contabilizou a entrada de 175 vítimas.
O médico Jomar Paulo Neto afirmou que houve um reforço nas equipes médicas e de emergência e a respectiva qualificação dos profissionais, o que melhorou consideravelmente o pronto atendimento aos foliões. “Estávamos com toda a estrutura preparada, tanto na parte de infra-estrutura, insumos, medicamentos e pessoal, cujos plantões funcionaram normalmente, em regime de 24 horas”, lembrou.
O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena conta diariamente com uma equipe de 45 médicos por plantão. No hospital ainda é possível ter a garantia da qualidade dos serviços médicos que se dividem em 15 especialidades. Em média são atendidas por mês aproximadamente 4.000 pessoas e por dia varia em até 150.
Desde a fundação, o hospital já realizou mais de 500 mil atendimentos. A instituição dispõe de uma equipe com mais de 1,3 mil funcionários, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos e profissionais da área administrativa. O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena é um dos 34 hospitais públicos mantidos com verbas estaduais.