O professor Afonso Pereira será homenageado nesta quinta-feira (9) pelo Tribunal de Justiça com a medalha do Mérito do Judiciário do Estado da Paraíba, na categoria Alta Distinção. A solenidade será às 17h, no salão nobre do TJ. A proposta para concessão da medalha foi apresentada pelo desembargador Antonio de Pádua Lima Montenegro. Pela Resolução n° 15/2006 do Tribunal de Justiça, a comenda poderá ser concedida a juristas e professores de direito que tenham contribuído no país e no exterior para o aperfeiçoamento da ciência jurídica.
O professor Afonso Pereira foi idealizador de 73 instituições educacionais e filantrópicas, entre os anos de 1949 a 1985; fundador da faculdade de direito na cidade de Sousa e da Unipê em João Pessoa; organizador da fundação universitária de Olinda; fundador da Associação Interamericana do Direito Romano e fundador da Academia Paraibana de Letras Jurídicas.
O desembargador Antonio de Pádua Lima Montenegro disse que o professor Afonso Pereira foi um disseminador de escolas por todo o Estado da Paraíba. Segundo ele, além de ser um jurista de escol, Afonso Pereira sempre foi um grande professor de direito romano e um latinista exímio. “O professor Afonso Pereira, como professor e como jurista, deu sua grande contribuição para a evolução do direito no estado da Paraíba”, disse o desembargador Antonio de Pádua.
Assessoria