Paraíba

Técnicos prevêem chuvas abaixo da média na Paraíba em 2007

Em virtude da atuação do fenômeno El Nino, existe uma grande possibilidade de que as chuvas ocorram com grande variabilidade temporal e espacial

As previsões climáticas para os meses de janeiro a abril de 2007 indicam uma tendência de chuvas variando de normal a abaixo da média histórica nas regiões do Sertão, Cariri e Curimataú. Em virtude da atuação do fenômeno El Nino, existe uma grande possibilidade de que as chuvas ocorram com grande variabilidade temporal e espacial.

Esta foi a conclusão a que chegaram pesquisadores, meteorologistas e técnicos de vários institutos de pesquisas, que estiveram reunidos em João Pessoa, na Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (AESA), nesta quinta-feira (14), para fazer uma avaliação acerca da situação climática do Nordeste e apresentar as previsões atmosféricas para o próximo ano na região.

De acordo com as previsões para a Paraíba, entre janeiro e fevereiro, poderão ocorrer chuvas de intensidade moderada a forte decorrentes da atuação de sistemas transientes, tais como os Vórtices Ciclônicos nos altos níveis da atmosfera, que terão contribuição favorável de oscilações intra-sazonais (Oscilações de 30-60 dias). Com relação às temperaturas em todo o Estado, estas deverão permanecer ligeiramente acima da média histórica, porém sobre a região semi-árida a sensação térmica será mais amena em virtude do início do período chuvoso sobre a região.

Sobre o setor leste do estado, regiões do Litoral, Agreste e Brejo, o período chuvoso começa em março e as chuvas que ocorrerem antes da estação chuvosa desta região (primeiro trimestre do ano) se comportarão com valores médios poucos representativos e normais às chuvas do setor. As temperaturas deverão, também nesta região, permanecer acima da média histórica.

Durante dois dias, no auditório da AESA, meteorologistas, pesquisadores e técnicos de vários estados do Nordeste brasileiro, bem como do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), de Cachoeira Paulista – SP, e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de Brasília – DF e de São Paulo – SP, analisaram as condições atmosféricas e oceânicas na região Nordeste do Brasil e discutiram os resultados dos modelos de previsão climática para a região em 2007.

Segundo o meteorologista da AESA, Patrice Rolando, a reunião teve como objetivo principal reunir técnicos com bastante conhecimento para fazer uma análise específica do clima do setor norte do Nordeste, que compreende a faixa que se estende desde o litoral do Maranhão ao Ceará. Ao final da reunião, elaboraram em documento com os prognósticos climáticos para o período chuvoso do Setor Norte da Região Nordeste do Brasil. Nele estão contidas as previsões atmosféricas e oceânicas para o
primeiro trimestre de 2007 na região norte de Nordeste, baseadas nas previsões climáticas de todos os institutos de pesquisa estudados durante a reunião. 

Redação com Assessoria

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Mais de mil vagas para cursos de artes gratuitos são ofertadas em Campina Grande

2

Paraíba

Após morte de ciclista, João Azevêdo diz que Segurança age para que “atos lamentáveis como este não fiquem impunes e não voltem a acontecer”

3

Paraíba

Triplicação da BR-230: superintendente do DNIT relata ‘dimensão dos transtornos’ que atrasa obras em Cabedelo

4

Paraíba

Sessão para escolha da presidência da Câmara de Santa Rita é encerrada com soco entre vereadores

5

Paraíba

Reforma administrativa: Marcílio do HBE deve assumir cargo na Prefeitura de João Pessoa