Apuração

TCE dá 20 dias para prefeitura de Pitimbu explicar irregularidades na contratação de agente de trânsito

O Tribunal já reconheceu em outra ocasião e atestou a irregularidade cometida pelo Município de Pitimbu e do Demutran,

TCE dá 20 dias para prefeitura de Pitimbu explicar irregularidades na contratação de agente de trânsito

TCE dá 20 dias para prefeitura de Pitimbu explicar irregularidades na contratação de agente de trânsito

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) deu 20 dias de prazo para prefeita de Pitimbu, Adelma Cristovam dos Passos, explicar irregularidades na contratação de agente de trânsito para cidade. Os 20 dias serão contados a partir da data da última sexta-feira (4).

O caso começou com uma denúncia feita pelo Sinafit-PB  (Sindicato dos Agentes de Trânsito e Fiscais de Transportes Municipais e Estaduais do Estado da Paraíba), representado pelo presidente Fábio Gomes.

O Tribunal já reconheceu em outra ocasião e atestou a irregularidade cometida pelo Município de Pitimbu e do Demutran, no tocante à contratação temporária de pessoas para exercerem as atribuições de agentes de trânsito, burlando a exigência de concurso público.

O órgão cumpriu parcialmente a recomendação do TCE no ano de 2019, mas continua mantendo pessoas estranhas nos quadros funcionais para exercerem as atribuições dos agentes de trânsito, função privativa de cargo efetivo.

Segundo o Sagres, há quatro pessoas contratadas para exercer o cargo de agentes de trânsito e três comissionados, que utilizam farda e fazem as vezes de agentes de trânsito sem autorização. Além disso, um cargo inexistente em lei municipal foi criado para abrigar comissionados denominado “apoio educacional de trânsito”, o que configura responsabilidade e improbidade administrativa.

A legislação municipal disciplina que as atribuições do cargo de agente de trânsito são exclusivas dos ocupantes do cargo efetivo, que determina que apenas agentes concursados podem exercer a segurança viária e o patrulhamento do trânsito, lavrar autos de infração de trânsito, fiscalizar e vistoriar veículos da área de transportes urbanos, fiscalizar permissões e operação do transporte público e utilizar uniformes e identificação funcional exclusiva da função.

Apenas agentes concursados podem utilizar os uniformes e identificação funcional, o que está sendo claramente descumprido pela gestão municipais.

O Município realizou concurso, há vagas a serem preenchidas e no entanto, a gestão recusa-se a nomear as pessoas que foram aprovadas, preferindo nomear comissionados e pessoas estranhas as funções em total e flagrante ilegalidade.

Pelo exposto, tendo a denúncia feito referências ao desempenho de atividades por servidores contratados e O TCE está cobrando à gestora para apontar o respaldo legal para a existência do cargo “Apoio Educacional de Trânsito”, incluindo as atribuições do cargo, esclarecer a continuidade de desempenho de atividades de fiscalização e patrulhamento viários por servidores contratados e comissionados, adotar providências imediatas de que as atividades de fiscalização e patrulhamento viários sejam executadas apenas por agentes de trânsitos efetivos, verificar a necessidade de aumento do quadro de agentes de trânsito e, se for o caso, aproveitar aprovados no último concurso.

Pitimbu

Pitimbu é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de João Pessoa, estado da Paraíba. Sua população em 2015 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 18.685 habitantes, distribuídos em 136 km² de área.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Grupo acusado de assaltar estudantes e trabalhadores é preso no Vale do Mamanguape

2

Paraíba

Justiça da Paraíba mantém condenação de mulher por chamar vizinha de “sapatão caloteira” em João Pessoa

3

Paraíba

Cícero Lucena diz que monta cavalo “até sem sela” sobre disputa ao Governo do Estado em 2026

4

Paraíba

Desembargador aceita recurso e mantém contrato do Hospital Padre Zé com Prefeitura de João Pessoa

5

Paraíba

Guguinha Moov Jampa apresenta Voto de Aplauso para prefeito Cícero Lucena e defende que ele dispute o Governo do Estado