Para comemorar o aniversário da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado, dirigentes e funcionários do órgão programaram para esta quarta (27) e quinta-feira (28), palestras, homenagens e confraternização que reunirão, além do pessoal da estatal, autoridades políticas e administrativas do Estado.
A abertura das festividades acontece nesta quarta-feira (27), no auditório da Cinep, com a participação do secretário estadual de Infra-Estrutura, Francisco Evangelista e do superintendente da Suplan, o engenheiro Ademilson Montes Ferreira.
Em seguida, haverá uma Palestra sobre o tema “Suplan 40 anos – Melhoria contínua em uma época de rupturas”, que será ministrada pelo professor universitário Gonçalo Pontes, graduado em Economia e Direito e Pós-Graduado em Direito e Processo do Trabalho.
No mesmo dia, a partir das 15h, será proferida palestra sobre o tema “O profissional do século XXI – Competências, desafios e oportunidades”, ministrada pela Consultora Nadja Pessoa Amarante de Lima, graduada em Psicologia e Direito e Pós-Graduada em Direito do Trabalho e em Qualidade e Produtividade.
Já na quinta-feira (28), haverá aposição da placa comemorativa pelos 40 anos da Suplan e aposição de retratos de ex-superintendentes no Auditório da Suplan. Em seguida será realizado Culto Ecumênico com o Pastor Estevão Fernandes, da 1ª Igreja Batista de João Pessoa, e do Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Aldo Pagotto.E as atividades serão encerradas com o pronunciamento do governador Cássio Cunha Lima.
A SUPLAN
A Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan) foi criada pela Lei nº 3.457, de 31 de dezembro de 1966, com o objetivo de garantir maior celeridade, ordenamento e melhores condições de fiscalização na execução de projetos relacionados às obras públicas no Estado da Paraíba.
A iniciativa foi do então governador paraibano João Agripino, que unificou em uma só autarquia os diversos órgãos estaduais responsáveis pela construção civil, excetuando-se da área de competência da Suplan os projetos relacionados a rodovias.
A Suplan centralizou a execução das obras do governo, e, ao longo do tempo, vem atingindo todos os seus objetivos, atuando de forma decisiva e competente nas mais variadas áreas onde a construção civil é empregada para melhorar a qualidade de vida do povo paraibano, aí incluídos os setores de educação, saúde, agricultura, infra-estrutura, segurança pública, turismo e diversos (demais áreas beneficiadas com a execução de obras públicas).
Pelos termos da Lei nº 3.457/66, cabe à Suplan executar obras públicas previstas no Orçamento do Estado; as que forem delegadas à execução estadual, e as decorrentes de contratos, convênios e acordos firmados pelo governo do Estado com entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, exceto aquelas de competência das Secretarias de Estado que sejam amparadas por leis especificas.
Por meio do Decreto nº 24.642, de 27 de novembro de 2003, e do Decreto nº 25.278, de 08 de outubro de 2004, o governador Cássio Cunha Lima reforçou a competência e exclusividade da Suplan na execução das obras públicas do Estado, fortalecendo o órgão e reafirmando a sua importância no processo que tem por finalidade primeira a construção de uma Paraíba melhor para todos.
Secom-PB