O superintendente do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Isaías Gualberto, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta terça-feira (31), disse que a tendência natural do atendimento no órgão é migrar para o online. Como acompanhou o ClickPB, o gestor explicou que o órgão segue investindo em tecnologia para proporcionar serviços mais eficientes aos condutores.
Segundo ele, essa implementação pelo órgão da digitalização já disponibiliza serviços de transferência de veículos, licenciamento e emissão da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), recursos de infrações e credenciamento de empresas.
Para Isaías não será o fim dos processos físicos dentro do Detran, “mas um avanço importante neste sentido da adoção de ações para proporcionar mais eficiência”, explicou como acompanhou o ClickPB.
Um dos exemplos, é a adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) oferece descontos de até 40% no valor das multas de trânsito. Por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), os condutores podem receber notificações de multas e realizar o pagamento delas, rapidamente, com o desconto. Essa medida agiliza o processo de quitação de multas e facilita a comunicação entre o órgão estadual de trânsito e os usuários.
Na semana passada, o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) alertou sobre a criação e atuação de um site falso promovendo um suposto leilão oficial do órgão. O endereço eletrônico detran-pbleiloesgov.org, utilizado pelos golpistas, não corresponde ao do órgão (detran.pb.gov.br). O site, patrocinado, utiliza a logomarca do Detran-PB para induzir e confundir as vítimas, inclusive com toda uma estrutura que propicia o golpe.
Para combater o crime, o superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, enviou ofício à Delegacia Geral da Polícia Civil, solicitando a instauração de inquérito para apurar os fatos e punir os culpados. O ofício faz referência a uma empresa que está utilizando o nome do órgão para promover a venda de veículos através de Leilão Oficial, por meio de endereço eletrônico que não corresponde ao do Detran-PB.
Com o objetivo de alertar a população de como se proteger do golpe, o presidente da Comissão de Leilão do Detran-PB, Rafael Miranda, enfatizou que os leilões oficiais do órgão são amplamente divulgados no seu site, nos blogs, rádios, tvs e demais mídias, contendo edital e informações complementares sobre o evento. “É preciso comparar o edital, a fim de confirmar a veracidade das informações sobre os veículos leiloados”, afirmou Rafael, acrescentando que as vítimas devem procurar a Delegacia de Defraudações para denunciar a fraude.