
A startup paraibana Go Beesiness segue sendo premiada e reconhecida por criar soluções inovadoras para um dos maiores desafios das empresas: a alta rotatividade de colaboradores. De acordo com Vinnie de Oliveira, fundador e CEO da Go Beesiness, a empresa ajuda as organizações a identificar talentos mais alinhados à sua cultura e necessidades, reduzindo o turnover e aumentando a produtividade.
Segundo um estudo da consultoria Robert Half, o Brasil é o país com a maior rotatividade de funcionários no mundo, o que gera altos custos para as empresas. A análise feita com base nos dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e em entrevistas com 1.775 diretores de recursos humanos em 13 países, revela que substituir um colaborador pode custar de 6 a 9 meses do seu salário, segundo a Society for Human Resource Management.
Para enfrentar essa realidade, a Go Bee Jobs utiliza um sistema avançado de inteligência artificial que analisa o comportamento e as competências dos candidatos, gerando uma compatibilidade entre eles e a empresa. “Nossa plataforma permite que os gestores calibrem os algoritmos de acordo com a cultura da organização, garantindo que o sistema escolha candidatos com maior potencial de engajamento e alinhamento com os valores da empresa”, explicou Vinnie de Oliveira ao ClickPB.
As operações da Go Beesiness iniciaram em Portugal em 2020, mas foi aberta oficialmente no Brasil em 2023. A empresa, que tem alcance nacional e está baseada em João Pessoa (PB), pretende ampliar os serviços para outros países de língua portuguesa. Trata-se de uma startup de educação para o empreendedorismo que agora possui também uma plataforma de empregos. Especializada em promover diversidade e inclusão dentro das organizações, facilita todo o processo de gestão de talentos de grupos minoritários.
Reconhecimento e impacto social
A inovação trazida pela Go Bee Jobs tem atraído o reconhecimento de importantes instituições no Brasil. Recentemente ficou em primeiro lugar na categoria Longevidade do prêmio do Governo do Estado da Paraíba e o segundo lugar no Startup NE 2024.
Em 2023, a startup foi uma das 20 iniciativas de impacto social escolhidas no programa de aceleração do BNDES, entre mais de 1.500 projetos inscritos. A empresa também conta com o apoio do SENAI Nacional para o desenvolvimento de suas tecnologias, além de ter recebidoConvites para participar de programas globais da Microsoft e AWS para startups também reforçam o sucesso da Go Beesiness.
Carolina Candeia, Diretora de Operações da Go Beesiness, reforça o potencial de impacto da plataforma: “Nossa solução é escalável e pode beneficiar tanto microempreendedores quanto grandes corporações. Queremos ajudar empresas a encontrarem os melhores talentos, independentemente do porte ou da área de atuação.”
“Nossa missão é promover uma inclusão positiva, dando oportunidade para pessoas LGBT+, negras, com deficiência, mães solo, entre outros grupos que muitas vezes enfrentam barreiras para ingressar no mercado de trabalho”, afirma Luá Belli, Diretora de Diversidade, Equidade e Inclusão da Go Beesiness.