Paraíba

SSP criará sistema de comunicação para atendimento a turistas

Uma parceria entre as secretarias de Segurança e de Turismo da Paraíba irá resultar na criação de um modelo especial de policiamento para atendimento aos turist

Uma parceria entre as secretarias de Segurança e de Turismo da Paraíba irá resultar na criação de um modelo especial de policiamento para atendimento aos turistas e para cobertura às áreas de atividade turística do estado. Os primeiros detalhes do programa foram tratados em uma reunião entre os secretários Eitel Santiago e Roberto Braga, realizada na tarde dessa segunda-feira, na sede da Secretaria de Segurança. 

Uma das propostas é a ser executada por parte da Segurança, em parceria com a iniciativa privada, será a implantação de um sistema especial de comunicação com a polícia, para atender aos estabelecimentos que trabalham com o turista e ao sistema de táxi da capital. Segundo o secretário Eitel Santiago, esse é um projeto de baixo custo para o Estado e irá facilitar o atendimento da polícia. 

Eitel explicou que o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop) irá dispor de canais de comunicação exclusivo com os serviços de atendimento ao turista. “Teremos canais interligados com táxis, hotéis, bares, restaurantes, condomínios e quaisquer outros equipamentos que trabalham com atendimento ao turista”, detalhou. 

Os estabelecimentos ou veículos serão equipados com rádios especiais de comunicação, que terão um acionamento direto com a coordenação do Ciop, sem a necessidade de procedimentos que retardem o atendimento da polícia. O sistema já funciona em outras capitais de Brasil e teve resultados positivos acima do esperado. 

Por outro lado, o Secretário de Segurança afirmou que será realizado um programa de treinamento para policiais, com o objetivo de capacitá-los para o atendimento aos turistas. Entre as matérias que serão oferecidas no programa está a formação de policiais bilíngües, que trabalharão no Ciop e nas ruas. “Queremos formar um efetivo de policiais civis e militares especializados nesse tipo de atendimento”, afirmou. 

Além dessas medidas, um conjunto de outras ações, que ainda estão sendo idealizadas, será posto em prática, no sentido de facilitar o acesso do turista à polícia e agilizar o atendimento nos casos de ocorrências urgentes. “Todo bom negócio começa com o quesito segurança, principalmente na atividade turística, onde as pessoas precisam se sentir tranqüilas nos locais onde estiverem”, afirmou Eitel Santiago. 

Já o secretário de Turismo, Roberto Braga, afirmou que a ação da Segurança Pública será parte de um programa de governo, voltado para a valorização do turismo no Estado, que deverá ser lançado a partir do mês de fevereiro. Segundo ele, empresários, comerciantes ou taxistas que trabalham com o turista receberão um selo de qualidade, atestando que o mesmo estará fazendo uso dos serviços contidos no programa, entre eles o sistema especial de segurança. 

Ascom

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Cícero Lucena sorteia 80 apartamentos de Residencial Quilombola durante dia da Consciência Negra, em João Pessoa

2

Paraíba

Motociclista atropela animal e morre em acidente na BR-230 no Sertão da Paraíba

3

Paraíba

Paulo Maia agradece votos recebidos e reforça compromisso com a advocacia em carta aberta

4

Paraíba

Radar móvel da PRF flagra carro a mais de 180 km/h durante fiscalização contra excesso de velocidade em rodovia na Paraíba

5

Paraíba

MPF promove audiência para implementar medidas de ordenação do turismo nos corais do Bessa e Seixas