A Curadoria da Criança e do Adolescente começou o trabalho de fiscalização nos principais sinais de trânsito de João Pessoa. O objetivo é retirar os menores que ali estão, comercializando, lavando carros e fazendo malabarismo para conseguir dinheiro. São crianças que geralmente não passam dos 10 anos de idade e trazem no rosto o sofrimento e as marcas da “exploração material”.
Um fato que vem sendo observado e denunciado na Curadoria é a presença de adultos, os quais parecem ser os “mandantes”. Para coibir essa prática, foram chamados os Conselhos Tutelares (total de 25) e amanhã será enviado um ofício para as Policias Militar e Civil, para que seja feita uma ação conjunta.
Segundo o curador Aderbaldo Soares de Oliveira, o trabalho de fiscalização começou há mais de um mês e visa além de inibir as ações do trabalho e da exploração, punir os pais ou responsáveis, os quais muitas vezes, acabam por induzir a criança, enquanto fica observando de um ponto próximo ao sinal de trânsito. “O que vamos fazer é punir quem está por trás dessa exploração”, ressaltou.
Os locais de maior exploração em João Pessoa, são nos sinais da Avenida Epitácio Pessoa e do Parque Solon de Lucena, porém, não será difícil encontrar em qualquer outro sinal da Capital.
Por fim, o curador informou que existem inúmeras denúncias na Curadoria e acredita que a ação com a polícia deve diminuir os casos de “exploração material” em João Pessoa.
Valéria Sinésio
ClickPB
Sinais de Trânsito: MP recorre à Polícia Militar e Civil para combater
Curador Aderbaldo Soares disse que muitas crianças são obrigadas a fazer o que fazem
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba