A Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio do seu Núcleo de Imunização, está ultimando os preparativos para mais uma etapa da Campanha de Vacinação Contra a Influenza (Gripe). A partir do dia 24, as pessoas com 60 anos ou mais já poderão procurar os postos de vacinação distribuídos nos 223 municípios paraibanos para se vacinarem contra o vírus.
Na Paraíba, assim como acontece todo o ano, será realizada uma grande mobilização no dia 29 de abril, denominado dia D, marcando assim a abertura de campanha estadual, que se estenderá até o dia 5 de maio.
A SES estará recebendo 440 mil doses da vacina que serão distribuídas nos 2.920 postos espalhados pelo Estado. A meta é vacinar mais de 365 mil pessoas. Para isso, serão mobilizados 9.674 profissionais de saúde.
O coordenador de Imunização da SES, Valter Albuquerque, explica que a Secretaria de Saúde do Estado quer vacinar, no mínimo, 70% das pessoas com 60 ou mais e assim reduzir a morbimortalidade nessa faixa etária por infecção com o vírus da Influenza e suas complicações pulmonares.
Walter Albuquerque explica que a procura pela vacina cresce a cada ano no Estado, mantendo a cobertura vacinal acima da média preconizada pelo Ministério da Saúde que é de 70%. No plano nacional, esta é oitava vez que a campanha acontece.
Ano passado a Secretaria de Saúde do Estado atingiu 72,54 por cento. A cada campanha as pessoas vão se conscientizando e vendo que realmente a vacina é eficaz”, comentou Valter Albuquerque.
A única contra-indicação da vacina é para pessoas que apresentem alergia a proteína do ovo de galinha ao timerosal e portadores de doenças neurológicas em atividade. Walter Albuquerque lembra as pessoas que não esqueçam de levar o cartão de vacinação para atualizar.
A gripe é uma doença infecciosa aguda de natureza viral, altamente contagiosa, do trato respiratório, causada pelo vírus da Influenza, transmitida de pessoa a pessoa, por meio das vias aéreas superiores, por gotículas ao falar, espirrar ou tossir. A doença geralmente provoca febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal estar geral.
Saiba mais
As epidemias de gripe são mais freqüentes no fim do outono e começo de inverno e os idosos são alvos de sérias complicações pela doença tais como pneumonias, exarcebação de doença pulmonar ou cardíaca crônica e óbito. Como as epidemias se alastram rapidamente, as medidas de contenção costumam ser insuficientes.
Walter Albuquerque lembra que a vacina é o método mais eficiente para se evitar a gripe e, principalmente suas complicações. “Esta doença é um dos processos infecciosos de maior morbimortalidade no mundo, principalmente em pessoas acima de 60 anos”, alertou o coordenador de Imunização.
Fonte: Secom PB
SES ultima preparativos para campanha de vacinação
None
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba