Os servidores do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba realizarão, nesta quinta-feira, 1° de março, um ato público em frente à sede do órgão, em João Pessoa. A decisão foi tomada em assembléia realizada ontem, 27 de fevereiro, e o objetivo do ato é pedir a valorização da Justiça Eleitoral.
Segundo o Sindjuf/PB, os servidores querem dizer à sociedade paraibana e às entidades sociais, que têm capacidade e competência para gerenciar a administração da Secretaria do TRE e preparar as eleições municipais de 2008, sendo desnecessária qualquer requisição de servidores alheios à Justiça Eleitoral.
A mobilização será coordenada pelo Sindjuf/PB, com o apoio da Associação dos Servidores do TRE. Consistirá em um abraço simbólico ao prédio do TRE, quando todos os servidores se apresentarão à sociedade paraibana para mostrar que, como ocorreu nas eleições passadas de 2006, o TRE tem em seus quadros nomes que podem ser indicados para os cargos e funções administrativas da Justiça Eleitoral. "A indicação de servidores efetivos representa maior confiabilidade à Justiça Eleitoral, mais economia ao erário federal e um reconhecimento aos serviços prestados pelos servidores. Portando uma grande faixa preta o TRE será, simbolicamente, blindado contra o apadrinhamento e o nepotismo", afirma a diretoria do sindicato.
Sindicato quer iniciar diálogo com novo presidente do TRE
Na assembléia de ontem [27], os servidores também discutiram estratégias para conseguir estabelecer um diálogo com o futuro presidente do TRE, desembargador Jorge Ribeiro. De acordo com o Sindjuf/PB, o objetivo é manter algumas conquistas da categoria, reforçar a capacidade técnica e adminstrativa dos servidores da Justiça Eleitoral e apresentar ao novo presidente a disposição e força de trabalho dos funcionários do órgão em colaborar com a gestão 2007 do TRE.
O sindicato informa que a iniciativa surgiu a partir de recentes declarações do futuro presidente a órgãos de imprensa da Paraíba. Segundo as matérias divulgadas, ele já teria uma equipe formada e iria nomear pessoas para provimento de cargos e funções no TRE usando os limites permitidos por lei.
A decisão da assembléia de ontem, em promover um ato público, foi baseada na campanha realizada pelo Sindjuf/PB no ano passado, por ocasião do episódio das muriçocas do Judiciário, invadirem o TRE/PB. O Sindjuf/PB quer mostrar à Paraíba que, como ocorreu nas Eleições de 2006, "seus servidores têm todas as condições de assumirem o maior número possível de cargos e funções, desempenhando-os com eficácia e presteza".