A Secretaria de Infra-estrutura (Seinfra) está realizando na Lagoa do Parque Solon de Lucena, no Centro da cidade,a limpeza de canais, caixas de areia e unidades de gradeamento. A dragagem busca facilitar o escoamento nos pontos de lançamento de água do local e evitar o transbordamento do reservatório no período de chuva intensa, como ocorreu na terça-feira (13).
Esse serviço de limpeza, segundo o diretor de Manutenção da Seinfra, Luiz Antonio Gualberto, está dentro da programação da Secretaria para minimizar os transtornos no período de inverno. Como complementação do serviço, a limpeza está sendo feita também nas galerias e bocas-de-lobo localizadas nas ruas e avenidas, cujas águas pluviais captadas têm como destino final a Lagoa, a exemplo do Mercado Central, Avenida Pedro II, Camilo de Holanda e Rua Padre Meira.
A galeria que afundou no cruzamento da Avenida Camilo de Holanda com a Princesa Isabel, após as chuvas da terça-feira, foi isolada. A Secretaria estuda medidas para sua recuperação que deverão ser colocadas em prática após o período de carnaval. "Esse tipo de ocorrência é relativamente normal visto que o sistema de esgotamento pluvial da cidade foi implantado há várias décadas e hoje alguns trechos não têm capacidade de drenar toda a vazão de água captada", explicou.