O secretário nacional de Educação Básica, Francisco das Chagas Fernandes, estará em João Pessoa nesta sexta-feira (2) proferindo palestra, às 15, no Hotel Caiçara, no Bairro de Tambaú, sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). Ele vem percorrendo todo o País a fim de explicar aos gestores os mecanismos desse implemento educacional, cujos recursos começarão a ser repassados para estados e municípios ainda este ano.
O Fundeb, que substituirá o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), financiará etapas do ensino infantil (Centro de Referência em Educação Infantil-Crei e pré-escola), fundamental, médio – de competência do Estado -, educação de jovens e adultos, além do ensino especial. A proposta do mecanismo, segundo Francisco Fernandes, é ter um caráter universal que beneficiará toda a educação básica do Brasil, especialmente as populações historicamente prejudicadas.
Avanço – Na opinião do secretário de Educação, Cultura e Esportes (Sedec) do município, Walter Galvão, o Fundeb representa um avanço importante para o setor no País, por permitir investimentos significativos na educação básica. "Os investimentos melhorarão a qualidade do ensino, o que vai repercutir de forma positiva nas próximas fases", argumentou.
Estarão presentes na palestra que Francisco das Chagas irá proferir, além de Walter Galvão, assessores das secretarias municipais de Educação, Finanças, Planejamento, Administração, Controle Interno, Procuradoria Geral, mais Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município (Sintem), entre outros.
Secom-JP