A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira, 5, o fim da emergência de saúde pública da pandemia do coronavírus no planeta. O secretário de Saúde da João Pessoa, Luiz Ferreira, comemorou a notícia, mas reforçou que não é hora de descuidar das vacinas.
- Organização Mundial da Saúde declara o fim da pandemia de Covid-19
- Hospitais ampliam número de leitos para atender casos de síndromes gripais infantis na Paraíba
Ferreira disse que o fim da pandemia é uma vitória da sociedade organizada contra o vírus. “Mas vamos manter os cuidados nesse nosso novo normal. Amanhã, inclusive, nós teremos o Dia D de multivacinação, Todas as vacinas do calendário vacinal além da bivalente estão disponíveis”, detalhou.
O alerta da OMS havia sido decretado pela entidade em janeiro de 2020, quando o número de casos e mortes começou a explodir na China. Agora, de acordo com a entidade, o vírus se classifica agora como “problema de saúde estabelecido e contínuo”.
- Apenas 6,63% dos paraibanos estão vacinados com a bivalente que previne a nova variante da Covid-19
- Saúde realiza Dia D de vacinação neste sábado para influenza, covid-19 e todo calendário de rotinas
Cerca de 765 milhões de casos de covid-19 foram confirmados no planeta e quase 7 milhões de mortes foram registradas. Ainda segundo a OMS, 13,3 bilhões de doses de vacinas contra a doença foram administradas em todo o mundo.