Paraíba

Secretaria de Saúde de CG treina técnicos para implantação da descentr

Medida objetiva descentralizar o Sistema de Informação Hospitalar para os municípios de Gestão Plena para que eles busquem atender ao princípio da autonomia loc

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande está implantando o Sistema de Informações Hospitalares Descentralizado (SIHD) e para repassar orientações aos técnicos auditores, diretores e gerentes da Secretaria sobre o funcionamento da descentralização será realizada uma explanação sobre o assunto. O encontro vai contar com a presença do secretário de Saúde, Metuselá Agra, e será realizado na terça-feira da próxima semana, 02 de maio, às 8h, no auditório do Cerest/CG, localizado na avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade.

A implantação do SIHD é mais uma determinação do Ministério da Saúde, através de portaria, que o município de Campina Grande, passa a cumprir. A medida tem como objetivo descentralizar o Sistema de Informação Hospitalar para os municípios de Gestão Plena para que eles busquem atender ao princípio da autonomia local prevista no Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a descentralização, o processamento dos dados sobre internações hospitalares passa a ser feito pelo próprio município, trazendo benefícios como uma maior agilidade no repasse financeiro. Entre as outras vantagens da implantação do SIHD, estão a ampliação da autonomia do gestor local, garantia de um instrumento de auxílio para as ações de regulação, controle, avaliação e auditoria, além de permitir o armazenamento dos dados das internações hospitalares.

No SIHD, implantado em 1990 e que está sendo substituído, o processamento é feito exclusivamente no âmbito federal e limita a autonomia da gestão local, não permitindo a ele o conhecimento prévio do resultado do processamento da produção hospitalar.

Para exemplificar, o coordenador do setor de processamento da Secretaria de Saúde, Denildo Batista Marcos, disse que todas as ações de saúde referentes à internação hospitalar e atendimento ambulatorial tinham que ser encaminhadas para processamento no Rio de Janeiro, que então repassa as informações para o Ministério da Saúde. Ele acrescentou que Campina Grande foi um dos municípios-piloto da descentralização que hoje está sendo implantada em todo o País.


ClickPB da sucursal em Campina Grande

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Inmet renova alerta de chuvas intensas para o Sertão da Paraíba

2

Paraíba

Botafogo vence Auto Esporte e segue líder do Paraibano 2025

3

Paraíba

Homem é preso e espingarda é apreendida dentro de casa em João Pessoa

4

Paraíba

Mais de 800 vagas de trabalho estão abertas no Sine em Campina Grande

5

Paraíba

TJPB realiza sessão para escolha de novos membros da Corte nesta segunda-feira