A Secretaria de Estado da Educação e Cultura, através da Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (COEJA) realizou no último sábado (29), na Praça do Povo do Espaço Cultural, o I FAEJA- Festival de Aprendizagem de Educação de Jovens e Adultos.
O evento que reuniu mais de mil pessoas de 85 escolas de onze Regiões de Ensino objetivou promover e estimular a troca de experiências e a socialização da produção dos jovens e adultos, bem como propiciar maior integração entre alunos, professores, coordenadores e diretores das escolas que oferecem Educação de Jovens e Adultos.
A Secretária de Estado da Educação Maria América, que esteve acompanhada do Profº Neroaldo Pontes, membro do Conselho de Alfabetização e da Educação de Jovens e Adultos do MEC, abriu o evento e disse ter ficado muito emocionada ao se deparar com tantas coisas belas feitas por mãos de pessoas que há pouco tempo não sabiam ler e escrever. Ainda na solenidade de abertura o Profº Neroaldo Pontes foi homenageado pela COEJA, quando recebeu das mãos da Coordenadora Giselda Diniz uma placa de agradecimento pela implementação do programa no nosso Estado.
O festival, em nível estadual, foi uma culminância das feiras de aprendizagem de EJA, realizadas nos municípios sede das Regiões de Ensino, como Guarabira, Campina Grande, Cuité, Patos, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel e Itabaiana.
As feiras têm como propósito resgatar e valorizar tanto a cultura regional que esses jovens e adultos trazem consigo, esse trabalhado na aprendizagem escolar, quanto de evidenciar e dar visibilidade à história de vida de cada um através das linguagens artísticas e culturais, cancionadas em repentes e forró pé de serra, escritas em cordéis, poemas e narrativas literárias.
A expectativa da COEJA foi superada quanto ao número de participantes que era em torno de 1.000 alunos e educadores de educação de jovens e adultos. Alunos e técnicos participaram de oficinas; apresentações artísticas de música e dança; exposições de fotografias e de artesanato; mostra da culinária paraibana, entre outras apresentações.
Fonte: Secom PB
Secretaria de Educação reúne mais de mil pessoas em Festival de Aprend
None
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba