Com a chegada de dezembro, as pessoas começam a enfeitar as casas com luzes decorativas para o natal. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência deu algumas dicas de como evitar acidentes envolvendo choques elétricos, curto-circuito e até queimaduras graves ao montar a decoração natalina.
Conforme observou o ClickPB, o Samu JP recebeu cinco chamados para socorrer vítimas de choque elétrico causados por luzes decorativas do período natalino em 2023.
Mesmo com o número pequeno, a coordenadora geral do Samu Regional João Pessoa, Lídia Holanda, deu algumas orientações em relação a instalação de luzes de natal e os principais cuidados a serem tomados.
“A orientação do Samu é para ter cuidado na hora de montar, porque muitas vezes esses itens, principalmente pisca-pisca, ficam guardados de um ano para outro e são reutilizados diversas vezes e não se percebe que ali tem um fio desencapado ou uma luzinha em curto que desencadeará uma situação maior. Além disso, orientamos que na hora da montagem, desligue a rede elétrica da casa ou do local que estiver o para evitar que aconteça uma descarga de energia”, explica Lídia Holanda.
Confira algumas orientações para evitar choques elétricos com luzes de Natal:
- Verificar a instalação elétrica: Antes de começar a montar a decoração, revise a instalação elétrica da sua casa;
- Desligar a energia: Antes de instalar as luzes, desligue a energia no disjuntor;
- Escolher produtos de qualidade: Verifique se os produtos têm a certificação do Inmetro e se são compatíveis com a capacidade de carga da sua casa;
- Evitar sobrecarga: Não use plugues improvisados, como “T”, para conectar vários itens na mesma tomada;
- Manter os enfeites secos: Não use enfeites molhados e, se for instalar em ambientes externos, use lâmpadas à prova d’água;
- Desligar antes de sair: Desligue as luzes antes de sair de casa ou dormir;
- Evitar crianças e animais: Mantenha as luzes longe do alcance de crianças e animais de estimação;
- Usar lâmpadas LED: As lâmpadas LED são mais eficientes, brilhantes e geram menos calor, o que reduz o risco de incêndio;
- Fazer manutenção: Faça inspeções regulares na decoração para verificar se há fios superaquecidos.
Em caso de qualquer imprevisto elétrico, o Samu deve ser acionado através do número 192. Dependendo dos casos, o Corpo de Bombeiros também precisa ser acionado ligando para o número 193. Além disso, o disjuntor geral da casa precisa ser desligado.