Depois de ocupar o 1º lugar no ranking de reclamações do Procon Estadual com exatos 116 registros, a Saelpa analisou o resultado como sendo apenas “quantitativo”. ‘Em um universo de mais de 3 milhões de clientes em toda a Paraíba, é normal que ocupássemos o primeiro lugar. Mas é preciso dizer que a pesquisa não avalia a qualidade do serviço prestado aos consumidores’, alegou o ouvidor Marcus Vinicius Goetpenauer.
A Ouvidoria defende que dentro do total de reclamações cerca de 50% foram atendidas e lembrou que a maioria dos registros se refere às irregularidades durante a fiscalização de unidades consumidoras. “Muitas vezes os clientes procuram o Procon apenas porque não concordam com os valores das medições”, completa.
Ainda de acordo com o ouvidor, o relatório que foi baseado nos registros realizados entre abril e agosto deste ano não traduz a realidade da empresa. “Hoje dispomos de um serviço pioneiro que envia as reclamações à Ouvidoria, antes de serem registradas no órgão de defesa do consumidor, então em pouco tempo já não estaremos ocupando esta colocação”, concluiu.
As empresas que tiveram o nome incluído no cadastro têm um prazo de cinco, a contar de hoje (7), para recorrer e pedir exclusão do nome. O Procon terá dez dias para dar a resposta. A Saelpa afirmou que irá avaliar o relatório para decidir se recorre ao órgão estadual de defesa do consumidor.
Lívia Falcão
ClickPB