O deputado federal Romero Rodrigues (Podemos/PB) não assinou a proposta de emenda à Constituição (PEC) para reduzir a jornada de trabalho na escala 6×1 no Brasil e disse, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quarta-feira (13), que o projeto não deve ser votado de imediato.
Se aprovada, a PEC 6×1 vai alterar a jornada de trabalho semanal prevista na Constituição, reduzindo-a de 44 horas para 36 horas, distribuídas em quatro dias de trabalho de no máximo oito horas diárias. A proposta visa melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, especialmente nas áreas onde a escala 6×1 é mais comum, como na indústria, comércio, restaurantes e mercados.
“Acredito que não vai estar na pauta dos próximos dias, vai demorar. Tem PEC que passa um ano, dois anos, três anos. Ela surgiu com muita força na mídia, mas é preciso ter paciência, esperar a apreciação e tramitação, o parecer nas comissões, discutir com a bancada, porque não tomo nenhuma decisão sozinho”, explicou como acompanhou o ClickPB.
O número de assinaturas de parlamentares que apoiam a PEC está em 194, superando as 171 necessárias para iniciar a tramitação. Entre os deputados da Paraíba que assinaram a proposta estão: Luiz Couto (PT), Ruy Carneiro (Podemos), Gervásio Maia (PSB) e Damião Feliciano (PDT).