
Ricardo Coutinho, governador da Paraíba — Foto:Walla Santos
O governador Ricardo Coutinho (PSB) desmentiu na manhã desta sexta-feira (18), a informação de que o Departamento Estadual de Trânsito na Paraíba (Detran-PB) estaria impedindo a inclusão e baixa de gravames para realização de financiamento de veículos no estado.
“Não existe nenhum problema em fazer financiamento, o sistema está funcionado e vários financiamentos estão acontecendo. O que eu quero questionar, o que os bancos e revendedores têm tanto interesse em uma única empresa. Quem estiver por trás disso, que fique do estado para lá, dentro do estado não há espaço nem para cartel e monopólio, e é bom que respeitem o estado”, disparou Ricardo Coutinho.
Segundo Coutinho, revendedores de automóveis e personalidades da Paraíba enviaram notas para a imprensa querendo culpar o Estado pela situação. “Eles culpam o Estado por não se curvar a um cartel”, ressaltou.
O governador explicou que o Detran trocou a empresa responsável pela inclusão e baixa de gravames com o intuito de quebrar o monopólio da Cetip, empresa responsável pelo sistema de financiamentos adotado no resto do país. No entanto, a Cetip alega que os bancos da Paraíba não estão aceitando o financiamento no novo sistema por falta de segurança.
Ricardo informou, ainda, que além da finalidade de acabar com o monopólio da realização do gravame pela Federação Nacional das Seguradoras (Fenaseg) e da Cetip em todo o Brasil, a mudança foi justificada com o aumento da transparência nos procedimentos, maior agilidade, segurança e confiabilidade na prestação dos serviços.
Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Entre em contato com a redação do ClickPB:
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: redacao@clickpb.com.br