Política

EXCLUSIVO: Ricardo Coutinho anuncia candidatura a deputado federal para 2026 pela Paraíba; ouça áudio

O ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PT), disse, em contato ao jornalista Clilson Júnior, nesta segunda-feira (24), que disputará uma vaga na Câmara dos Deputados pela Paraíba, no pleito de 2026.

Confira, no vídeo acima, a fala de Coutinho na íntegra

“Decidi disputar uma vaga de deputado federal. Essa disputa não é contra ninguém, é pelo PT, junto com quem está dentro do PT, para combater a extrema direita e os setores mais fisiológicos que voltaram à politica paraibana…. O Congresso tem mais de 55 bilhões de emendas, o que não existe em canto nenhum no mundo, uma quantidade dessas de recursos e que se nega a discutir as grandes pautas da modernidade”, revelou.

Como acompanhou o ClickPB, Coutinho afirmou ainda que o objetivo é fortalecer a reeleição de Lula e a derrota da extrema-direita, no entanto, deixou em aberto as chances de concorrer em outro cargo na majoritária. “Eu fosse convencido a outro cargo […] Se o povo da Paraíba me der essa missão”, disse o ex-governador.

Em uma repostagem no seu perfil no Instagram, ele revelou essa pretensão, como sendo sua pré-candidatura “necessária”. O ex-governador ainda reafirmou sua aliança com o único deputado federal do PT da Paraíba, Luiz Couto. Coutinho ainda chegou a dizer que, com o apoio do povo, o partido poderá eleger duas cadeiras na Câmara Federal.

Em 2018, Ricardo abriu mão de disputar o Senado Federal, com chances reais de vencer, para cumprir o seu mandato de governador na íntegra, elegendo o seu candidato, o engenheiro e ex-secretário de Infraestrutura João Azevêdo como sucessor nas eleições estaduais de 2018. Azevêdo venceu no primeiro turno com 58,18% dos votos.

Ricardo, que foi prefeito reeleito em João Pessoa e, da mesma forma, no governo do estado, sendo considerado um dos maiores governadores da Paraíba, segue colecionando derrotas na política. Recentemente, Coutinho que enfrenta processos no STF acerca da Operação Calvário, colocou sua esposa Amanda Rodrigues para disputar, pelo Partido dos Trabalhadores, a vice-prefeitura de João Pessoa ao lado de Luciano Cartaxo. A chapa foi derrotada ainda no primeiro turno, ficando em terceiro lugar, perdendo para o candidato Bolsonarista, Marcelo Queiroga que foi ao segundo turno contra o atual prefeito reeleito Cícero Lucena.

Em outra disputa, em 2020, Ricardo, que era filiado ao PSB, foi o candidato de Lula à Prefeitura de João Pessoa. Naquela época, Lula desautorizou, a candidatura própria do deputado estadual Anísio Maia pelo PT, Ricardo e Anísio foram derrotados urnas.